Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A alimentação escolar constitui-se de um elemento importante. No Brasil, ela sempre esteve presente no programa de suplementação alimentar. Em Votuporanga, a Prefeitura é responsável por oferecer a alimentação em 38 unidades educacionais, entre as municipais e estaduais, por meio da empresa Starbene refeições industriais Ltda. São investidos R$400 mil por mês neste serviço.
Além da alimentação domiciliar, a criança e o adolescente têm direito de consumir a alimentação escolar fornecida gratuitamente pelas escolas públicas.
Segundo Fernanda Almeida Lourenção, nutricionista da Starbene e coordenadora da alimentação escolar, os alimentos são preparados na própria escola.
A conhecida merenda é oferecida desde as creches até o ensino médio. Nas creches, os bebês têm cinco refeições: café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. Os alunos do ensino fundamental recebem duas refeições por período, lanche da manhã e refeição ao final da aula, que fica disponível para quem está entrando na escola, que receberá, posteriormente, o lanche da tarde. Para os estudantes do ensino médio há uma refeição, oferecida em parceria entre Município e Estado, sendo nos intervalos dos períodos matutino, vespertino e noturno.
Sendo a última refeição na creche às 16h30, a nutricionista disse que a complementação alimentar em casa é essencial.
Fernanda explicou que alguns alimentos são proibidos, como doces, guloseimas, suco em pó, entre outros.
Também é oferecida dieta especial para crianças com intolerância a alguns alimentos, como o leite.
A nutricionista contou que são oferecidas, em média, 10 mil refeições por dia.
“Antes, era oferecida a merenda nas escolas. Depois, com as dificuldades financeiras enfrentadas por algumas famílias, o governo passou a garantir a alimentação escolar, com orientação nutricional para as crianças, para que elas saibam o que precisam comer. Os alunos precisam se alimentar, porque com fome não vai ter um bom desenvolvimento escolar”, destacou Fernanda.
A empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar conta com quatro nutricionistas, a coordenador, que é a Fernanda, e outras três que acompanham o preparo nas escolas e também fazem o controle de qualidade da produção, armazenamento, distribuição dos alimentos e higienização dos utensílios da cozinha.
São 105 merendeiras para atender todas as crianças. Elas recebem treinamento semestral e também passam por exames e consultas médicas periodicamente.
Fernanda destacou que o serviço de merenda escolar em Votuporanga busca atender as necessidades nutricionais de todas as faixas etárias dos estudantes.