Entre os livros, estão obras de Lima Barreto, Bernardo Guimarães, até coleções completas
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Obras dos escritores Lima Barreto e Bernardo Guimarães são algumas da literatura brasileira que estão nas prateleiras do Ecotudo Zona Norte. O espaço é destinado para receber o lixo doméstico como pneus, sofás, roupas, brinquedos, e também tem ganhado obras literárias de riquíssimo valor.
No começo do projeto do descarte correto de lixo doméstico, que existe desde 2010, as unidades passaram a receber revistas, livros e enciclopédias. Como estavam em boas condições, alguns eram encaminhados para a Biblioteca Municipal "Castro Alves"; os que não estavam em bom estado, seguiam para a reciclagem.
Nos últimos tempos, com os livros em condições para serem lidos e reaproveitados, os organizadores decidiram montar uma mini biblioteca. Com isso, quem leva seu lixo até as unidades pode trocar um livro ou até mesmo levá-lo para casa. O que os funcionários aconselham é que o material não seja descartado, mas sim, lido.
O que tem lá
O jornal A Cidade esteve na tarde de sexta-feira nas duas unidades: na do bairro Matarazzo (Ecotudo Sul) e Pozzobon. Nas prateleiras, livros escolares que vão desde o ensino fundamental até coleções completas, como trópicos, barsas e Código Penal.
Muitos livros estão desatualizados, mas não perdem seu valor caso queiram ser consultados por pessoas que desejam conhecer uma área de atuação. Nas prateleiras do Ecoduto Sul, para quem sonha em cursar Direito existe uma coleção completa da Revista da Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Prática de Processo Penal e Introdução ao Direito também podem ser consultados.
Livros sobre Biologia, Química, Física, História Moderna, Matemática, Gramática Completa, todos desta decada, são encontrados com facilidade. Outras obras como Manual Prático de Escritório, Controle Estatístico de Qualidade, Prática e Jurisprudência da Compra e Venda, Enciclopédia Contábil Brasileira, manual do professor, entre outros, também estão nas prateleiras do Ecotudo Zona Sul.
Lixo vira luxo
Marcelo Marin Zeitune, diretor superintendente da Saev Ambiental, defende que o espaço da mini-biblioteca, que também é chamado de “eco leitura” serve para mostrar que o lixo muitas vezes é luxo. “As pessoas guardam estes livros durante anos e até possuem valor sentimental. Posteriormente, levam ao Ecotudo para serem descartados. Outros ao verem aqui estas obras, se encantam e acabam levando para casa. O que é lixo para você, para outro pode ser de grande utilidade, até algo de luxoi”, disse.
Zeitune contou que não existe um registro mensal da quantidade de livros que chegam às unidades, pois a entrada/saída é rotativa. O mesmo acontece com brinquedos. De início, eles eram encaminhados para a reciclagem para se reaproveitar o plástico. Agora, devido à grande procura, também estão sendo repassados às famílias que vão até o espaço.
Para ele, o interesse das pessoas em retirarem livros, brinquedos e até roupas dos Ecotudo’s é o amadurecimento da população em querer algo que serviu de utilidade um dia para outro.
Serviço
Ecotudo Sul
Local: Algodoeira Matarazzo - Av. Conde Francisco Matarazzo, esquina com Av. Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I
Ecotudo Norte
Local: Av. Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I