A secretaria de Obras elabora um cronograma permanente para a realização desse serviço
Da Redação
A Prefeitura de Votuporanga iniciou nesta semana a instalação de iluminação na rua Antonio Delalíbera, bairro Jaboticabeiras. Foram instalados 11 postes em uma extensão de quase 200 metros. “Cada poste possui duas lâmpadas com 250 watts de potência cada uma”, explicou o secretário de Obras, engenheiro Luiz Carlos Arantes. Em seguida, serão feitos também calçamento em toda a extensão.
A iluminação pública é um direito de cada cidadão e possibilita segurança e conforto na vida cotidiana. Para isso, a Prefeitura de Votuporanga vem intensificando a instalação e manutenção desse serviço. Durantes os últimos anos, diversas praças, conjuntos residenciais, ruas e avenidas receberam iluminação ou passaram por remodelação do equipamento já existente.
A secretaria de Obras elabora um cronograma permanente para a realização desse serviço. O programa não termina, ele segue sempre que surge a necessidade de um ponto novo. O munícipe, que sentir necessidade de iluminação em algum local da cidade, pode entrar em contato com a Prefeitura e solicitar o serviço que, após análise da equipe técnica, será feito o reparo ou instalação, priorizando o bem estar da população.
Em 2012, os serviços de instalação nas avenidas Anastácio Lasso e Antonio Augusto Paes e no residencial Monte Verde, localizado na estrada vicinal Nelson Bolotário, giraram em torno de R$ 400 mil. Na avenida Antonio Augusto Paes, a iluminação foi totalmente trocada e conta agora com 29 luminárias tipo curva, postes galvanizados, cada qual com quatro lâmpadas, totalizando 116 pontos de iluminação.
O residencial Monte Verde será entregue aos mutuários devidamente iluminado, tal qual aconteceu com o Sonho Meu, Hermínio Roque Favaro, Palmeiras e Monte Alto. Além disso, em dezembro passado, o 6º Distrito Empresarial Valdevir Davanço foi entregue com iluminação pronta. A Nova Rua Amazonas é outro grande exemplo. O trecho revitalizado conta hoje com fiação subterrânea proporcionando mais elegância para o centro comercial, bem como a Alameda Padre Edemur, conhecida como rua mão inglesa, com luminárias tipo curva, com postes galvanizados e quatro lâmpadas cada.
A Avenida República do Líbano também recebeu 56 luminárias de 250 watts cada. Outra conquista, foi o investimento na Colônia do Fepasa, que eliminou todos os pontos escuros, dentro de um projeto de urbanização da área.
A instalação e manutenção da iluminação pública se estende a muitos outros pontos, como as avenidas Jerônimo Figueira da Costa, toda a extensão da Pansani, trecho da José Marão Filho, prolongamento da Aparecido Arroyo Marchi. Praças como a Frei Arnaldo Bezerra de Menezes, Helena Maria Arena dos Santos, Faustino Puga Friozi, Orlando Mastrocola, Gunther Schamal (Velório Municipal), Santa Luzia, Matriz, Santos Reis, Maria Ignes Mazzero Lourenço Garcia e a reserva Ecológica Chico Mendes também tiveram seus pontos de iluminação reformulados. Em 2010, a vicinal Adriano Pedro Assi (VTG 040), recebeu iluminação e em 2009, Vila Carvalho, Pró-Povo, proximidades das escolas municipais e unidades de saúde tiveram a iluminação reforçada.