Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Atualmente, as pessoas que precisam de um tratamento oftalmológico se dirigem até a cidade de Cardoso-SP, que tem trabalhado para se tornar referência na área. Porém, o prefeito Junior Marão quer que Votuporanga também ofereça esta especialidade. Para ele, o hospital em construção, na esquina da rua Pernambuco com a Espírito Santo, vai resolver este problema.
A construção do hospital está em ritmo acelerado. A unidade contará com três salas cirúrgicas e 11 médicos, deve ser inaugurada até o aniversário de Votuporanga, em agosto no próximo ano, e vai atender consulta particular, convênio e o SUS (Sistema Único de Saúde).
O médico oftalmologista Luiz Kazuo Kashiwabuchi, de São José do Rio Preto, é o responsável pelo hospital. Estão sendo investidos R$5 milhões no prédio, localizado na rua Pernambuco, esquina com a rua Espírito Santo, mais R$20 milhões em equipamentos, quase todos já adquiridos. O prédio contará com seis andares e aparelhos tecnológicos avançados, até mais que os existentes na sua clínica em São José do Rio Preto, onde ele atua e recebe, inclusive, pacientes de Votuporanga. O hospital funcionará a base de energia solar, por meio de um sistema de bateria que armazena energia. A água de chuva será captada em uma caixa d´água de 100 mil litros no subsolo, para reuso.
Serão três mil metros quadrados de área construída. Toda a complexidade de hospital e subespecialidades serão oferecidas, incluindo para convênios, SUS (Sistema Único de Saúde) e Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).