Andressa Aoki
O Departamento de Fiscalização multou uma agência bancária no período de janeiro a junho. Foram vistoriados três bancos. Já no ano passado, o número de inspeções foi maior. Foram 35, ao todo, mas sem nenhuma autuação.
O Procon e o órgão realizaram uma fiscalização no início deste mês. Entretanto, o balanço ainda não foi divulgado. Somente nesta ação, já foram aplicadas multas a agências bancárias, no valor de 500 UFM, correspondente a R$ 1.227,75 cada.
A iniciativa foi motivada por um pedido de providência da Câmara Municipal, por meio do vereador Emerson Pereira. Ele alegava que o tempo de espera nas filas de banco estava muito longo, além de demora no autoatendimento (caixas eletrônicos).
“Prefeitura e Procon fizeram parceria para que a fiscalização municipal se encarregue de efetivar o cumprimento da Lei Municipal da fila de espera e o Procon está cuidando das questões correlatas ao atendimento propriamente dito, uma das questões é justamente o tempo que a pessoa aguarda para fazer um pagamento no autoatendimento. Porque não é de se aceitar que a pessoa espere de 20 a 30 minutos lá fora, quando na verdade a intenção do autoatendimento é que se dê de forma rápida, mais do que lá dentro, o que às vezes não acontece”, explicou Andrea Thomé, recentemente.
No monitoramento feito pelo Procon, foi verificando quantos caixas existem, quantos estão efetivamente funcionando, o tempo do atendimento para cliente prioritário, entre outros.
Já a Prefeitura, a cada 15 ou 20 dias, faz uma operação; os fiscais vão ao banco e verificam o tempo de espera no caixa. Se exceder o limite, podem fazer autuação. Em dias normais, o tempo de espera não pode ultrapassar 20 minutos, já em dias de pico (como de pagamento de tributos, recebimento de salários, véspera e pós-feriado), 45 minutos.