Coordenadora do programa Primeiríssima Infância esteve na Rádio Cidade, para falar sobre o evento
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Já estão em execução as atividades da II Semana do Bebê, realizada em Votuporanga pela Prefeitura, por meio das Secretarias da Educação, Cultura e Turismo, da Saúde e de Assistência Social, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). Luzia Aparecida Zirundi Figueira, diretora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Primeiríssima Infância, esteve ontem, às 11h, no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre o assunto.
Luzia disse que esta Semana tem como foco a criança. “Desde a gestação até os três primeiros anos de idade. Período em que o cérebro da criança mais se desenvolve. Se quiser investir em uma pessoa, que este investimento seja da gestação até os três anos de idade. “Queremos conscientizar e orientar a população a respeito disso; deste tratamento prioritário à criança”.
Serão desenvolvidas 90 ações pela cidade, uma mostra de todo o trabalho que acontece em Votuporanga. “Pesquisas apontam que em locais onde investem na Primeiríssima Infância, essas crianças, quando adultas, são mais produtivas e a cidade tem menos criminalidade e menos violência”, disse Luzia.
As palestras da Semana abordam temas como: cuidados com o bebê, como proteger as crianças de acidentes, a importância do aleitamento materno, além de oficinas de shantala, estimulação essencial por meio do brincar, entre outros.
Este ano, a 2ª Semana do Bebê trará inovações em sua programação, agregando o “1º Festival da Primeiríssima Infância”, na Praça da Matriz, de 19 a 23 de setembro, e o “1º Seminário Internacional da Primeiríssima Infância”, nos dias 21 e 22, no auditório da Cidade Universitária da Unifev e no Centro de Convenções, respectivamente.
Confira a programação completa da II Semana do Bebê, 1° Festival da Primeiríssima Infância e do 1° Seminário Internacional da Primeiríssima Infância no site: www.primeirissimavotu.com.br . Todas as atividades são gratuitas.
Primeiríssima Infância
O projeto desenvolvido em Votuporanga tem como principal desafio envolver a sociedade na causa da Primeiríssima Infância – os três primeiros anos são para sempre e definem o desenvolvimento e o futuro da criança. Entre a gestação e os três primeiros anos de idade, a criança desenvolve seu cérebro, forma seus processos neurológicos, fortalece neurônios e sinapses.
Os cuidados e estímulos à criança durante a Primeiríssima Infância determinam sua aptidão e capacidade de aprender, sua velocidade e qualidade de raciocínio, sua criatividade e memória, suas habilidades para se relacionar, suas competências e comportamentos que valerão para todo seu futuro.