Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os Ecotudos de Votuporanga recolheram mais de três toneladas de resíduos domiciliares em agosto. Entulho foi o material mais descartado, no total de 216.000 quilos, que são encaminhados para um aterro.
A pedido do jornal A Cidade, a Saev Ambiental divulgou uma lista com a quantidade de produtos que chegam no Ecotudo. Poda de árvores fica em segundo lugar de material mais recolhido, com 27.900 quilos. Um triturador de galhos é utilizado para destinar corretamente os resíduos.
Em terceiro lugar, a população descarta 16.686 quilos de roupas, retalhos e materiais para construção. A Saev realiza doações para as entidades para confecção de tapetes.
São deixados 12.825 quilos de materiais recicláveis como papel, papelão, alumínio, plásticos, isopor e vidros para os Ecotudos. Tudo é levado para a Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis).
Além disso, foram recolhidos 23.933 kg de pneus inservíveis no ecoponto de pneus.
O Ecotudo soluciona o problema do descarte de resíduos sólidos domiciliares não recolhidos pelo serviço de coleta diária. A Prefeitura e a Saev Ambiental criaram o Ecotudo, uma espécie de ecoponto, mas com algumas características inovadoras que o faz ser inédito no Brasil.
Buscando estar sempre disponível à população, o Ecotudo não fecha, ou seja, fica aberto 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, com sistema de câmeras de vigilância e equipe de segurança. É considerado um ponto de entrega voluntária de todo tipo de lixo doméstico, entre eles óleo de cozinha, lixo orgânico, pneus inservíveis, móveis velhos, livros, entulhos de construção, lixo eletrônico, animais mortos, isopor, vidro, plástico, papelão, entre outros.
Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Marcelo Marin Zeitune, o próprio morador deve levar seu material. Os resíduos são separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material, entre eles está a reutilização por famílias carentes e pela Coopervinte.