Ivan Oliveira de Sousa, chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, esteve ontem na Rádio Cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Ivan Oliveira de Sousa, chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre as eleições, destacando a necessidade de apresentar o título de eleitor e um documento pessoal com foto na hora de votar. Se souber qual é a sua seção, o eleitor pode levar somente o documento. Os formulários de justificativa devem ser retirados antes. Ele falou ainda da mudança de local de duas seções.
Neste ano, duas seções (205 e 212) da Escola Estadual Professora Enny Tereza Longo Fracaro, no Pozzobon, passaram para o Centro de Educação Municipal Maria Martins Lourenço. “A escola Enny não comportava mais estas duas seções. A gente tinha um problema de locomoção de eleitores que são em grande quantidade naquela região, por isso a gente teve que mudar”.
Por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as cidades com menos de 100 mil habitantes não terão um posto de justificativa. “O eleitor que não estará no seu domicílio eleitoral no dia da eleição, deve comparecer antecipadamente no Cartório Eleitoral, para retirar e preencher o requerimento de justificativa eleitoral, que deve ser entregue no dia da eleição em qualquer seção eleitoral. Não vai ter ninguém orientando sobre o preenchimento nas seções eleitorais, ao contrário dos outros anos, que tinha uma turma especifica para ajudar com o requerimento. É preciso levar o título e documento com foto para fazer a justificativa”, destacou Ivan.
Já quem ficar doente no dia do pleito, tem 60 dias para fazer a justificativa; deve procura o Cartório com o atestado médico e justificar a ausência. Quem estiver no exterior, tem 30 dias, contados a partir da data do desembarque em solo brasileiro, para procurar o Cartório Eleitoral, portando o seu passaporte para comprovar a viagem no dia da eleição. Quem estiver viajando no território brasileiro, tem que justificar no dia da eleição. O formulário para a justificativa também estará disponível nos pontos de eleição, lembrando que não terá ninguém para orientar.
Sobre a disputa eleitoral na região, Ivan disse que está tudo tranquilo. “Esta é eleição atípica, não foram registradas muitas confusões e o trabalho está rendendo. Temos que fazer alguns ajustes, mas tudo dentro da normalidade”, falou. Com relação ao horário eleitoral, ele disse que ainda não houve nenhum pedido de direito de resposta.
Para a solicitação de segunda via do título de eleitor, o prazo estipulado pelo TSE termina na quinta-feira, 27 de setembro, às 18h. Só podem solicitar a segunda via no Cartório Eleitoral de Votuporanga, os moradores da Comarca, que compreende também os municípios de Álvares Florence, Parisi e Valentim Gentil. É preciso apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento ou casamento.
A eleição municipal será no dia 7 de outubro, das 8 às 17h. Quem estiver na fila às 17h receberá uma senha e, se permanecer na escola, irá votar. “O que a gente pede é que a pessoa não deixe para votar na última hora e que exerça o direito de voto com consciência”. Como apuração cada vez mais rápida, a expectativa é que o resultado sai até as 19h. “A gente montou uma logística da entrega do material, aumentou mais um ponto de coleta das urnas”, explicou o chefe do cartório.
Votuporanga tem em torno de 67 mil eleitores, aqui serão 23 locais de votação e a Comarca possui 237 seções.