Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os alunos do sexto e sétimo ano e sétima série do ensino fundamental da Escola Sesi de Votuporanga vão participar do 4º Torneio de Robótica do Sesi-SP, norteado pela FIRST. Este é o terceiro ano que a unidade local faz parte da competição. A equipe, chamada de MegaBots, tem o objetivo de desenvolver um projeto inovador, denominado “Robótica na Terceira Idade”.
Ricardo Conde, professor de Informática Educacional e Robótica, é o técnico da equipe; e a mentora é Isabel Motta.
O tema do torneio desse ano é “Senior Solutions”, cujo foco está voltado para a terceira idade. “Oito alunos, um técnico e um mentor da Escola Sesi de Votuporanga desenvolvem um trabalho que visa proporcionar ao idoso a oportunidade de participar da construção de robôs, se envolver em pesquisas, realizar atividade lúdica, criar novas amizades e interagir com as crianças da escola, semeando e colhendo respeito. Afinal, nossas crianças serão os vovôs e vovós de amanhã”, explicou Ricardo Conde.
Para o desenvolvimento do trabalho, cada equipe precisa de um idoso parceiro. Depois, os estudantes devem encontrar um problema e solucioná-lo, criando algo inovador ou melhorando o que já existe.
“Percebemos que o maior problema do idoso é a solidão, além de todas as doenças que o atinge. Então, pensamos em capacitar o idoso para que ele possa se interagir com a sociedade”, disse Isabel.
Os alunos vão formular uma apostila básica de como utilizar o computador. Vão ensinar os idosos participantes do projeto a usar um computador, o material de lego (que é utilizado na confecção dos robôs do torneio), ensiná-los a usar o básico da internet, montar e programar um robô. Todas as aulas aos idosos serão conduzidas pelos alunos.
“A robótica e a internet podem fazer com que estes idosos se sintam úteis e ainda se comuniquem com outras pessoas. Vai oferecer condições de independência e motivação ao conhecimento”, falou Isabel.
Para a parte teórica do trabalho, os estudantes visitam alguns centros de convivência de idosos da cidade. Agora, eles precisam de aproximadamente seis idosos alfabetizados para o desenvolvimento da parte prática do projeto, que, provavelmente, também vão acompanhar a competição em Araçatuba.
Dos oito alunos participantes, seis vão para a etapa regional, que será em Araçatuba, no final de outubro, avançando, os oito estudantes irão às etapas nacional e internacional, que acontecem no próximo ano.
Para vencer, a equipe precisa comprovar a eficácia do projeto.
Além de tudo isso, os estudantes precisam montar um robô para executar 12 missões. Depois de programado, o robô deve agir sozinho sobre a mesa em dois minutos e meio.
Anualmente, a FIRST promove um torneio de robótica onde crianças do mundo inteiro se mobilizam para participar. Trata-se de um evento que visa inspirar a ciência e tecnologia para despertar o espirito crítico e inovador entre as crianças. “Com este trabalho, os alunos aprendem também a respeitar a opinião do colega e trabalhar as diferenças”, disse a mentora, Isabel.
Depoimentos
João Lucas Passos Motta, do sexto ano do ensino médio, faz parte da equipe MegaBots. Ele disse que ama o trabalho que está executando. “Além de aprender a montar o robô de Lego, a gente ainda passa a conhecer mais de informática e faz a pesquisa. Também estamos aprendendo artesanato com a elaboração das lembrancinhas que vamos levar para o torneio”, disse.
Para João Lucas, o melhor de tudo é montar o robô. “Estimula a nossa criatividade”, falou.
Lara Souza Martins, do sexto ano, falou que o projeto é muito legal. “A gente aprende sobre tecnologia, as inovações do mundo moderno, a montar robô e a programar”.
Saiba mais sobre o torneio
O Torneio Sesi-SP de Robótica é uma iniciativa do Sesi-SP que tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar do Sesi-SP competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real.
Em sua quarta edição, o Torneio está dividido em oito Etapas Seletivas regionais e uma Etapa Estadual que reúne as melhores equipes de cada Etapa Seletiva. Estima-se que mais de 38.000 estudantes de toda a rede escolar do Sesi-SP se envolvam nas oito Etapas Seletivas regionais promovidas pelo Sesi-SP.
A cada ano, o Torneio Sesi-SP de Robótica baseia-se em um tema diferente proposto pela FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), fundação americana que promove campeonatos de robótica em todo o mundo.