Da Redação
A Saev Ambiental entregou uniforme com camisetas e bonés para o projeto "Sementes do Futuro". Os integrantes do projeto têm o uniforme composto por duas camisetas de manga curta, uma de manga longa e um boné. Também são disponibilizadas botas, luvas e protetor solar.
O projeto tem por principal finalidade, promover aos adolescentes, complementação da educação regular através de atividades educacionais nas áreas ambiental, cultural e saúde bem como a pré-profissionalização como viveirista para o cultivo de mudas, por meio de treinamento técnico no manuseio de sementes, preparo de solo, e formação de mudas de espécies nativas destinadas ao reflorestamento e arborização urbana.
Participam do projeto 15 jovens de 16 à 18 anos incompletos. As aulas são aplicadas no Horto Florestal “Sérgio Ramalho Mata”, de segunda à sexta, das 13h30 às 17h, sob coordenação da equipe da Saev Ambiental.
O Gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, conta que a expectativa para 2013 é uma reformulação no projeto, com várias melhorias. “O projeto oferece interação de grupo, orientações sobre meio ambiente, higiene, saúde, postura no trabalho. Além disso, os adolescentes aprendem a produzir e cultivar mudas em viveiros” explica Vilela.
"Sementes do Futuro" produz, em média, de 3 a 5 mil mudas de árvores nativas por mês, sendo formadas por mais de 100 espécies, visando assim a diversificação das árvores. Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Marcelo Marin Zeitune, as mudas produzidas pelos jovens são usadas para a formação do banco de arborização urbana, que atende ao Plano Diretor de Arborização (Lei 145 de 29/09/09), e na recuperação e/ou ampliação das áreas verdes na zona rural.
Os interessados podem se inscrever na sede da Saev Ambiental (Rua Pernambuco, 4313, em frente ao Campus Centro da Unifev), das 8 às 17h. É preciso apresentar a cópia do RG, comprovante de residência, valor da renda familiar e número do RA (registro acadêmico) da escola.