Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Há meses os novos bairros de Votuporanga (Jardim Monte Alto e Noroeste) não recebem correspondências. O problema pode continuar até dezembro, segundo a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios). Em comunicado enviado para um morador, a empresa afirmou que aguarda a contratação dos carteiros para começar a distribuição das cartas.
Ainda de acordo com a nota, o Correios disse que já foram feitos os levantamentos de todos os bairros de Votuporanga que estão sem distribuição, sendo coletadas na Prefeitura local as leis de criação das ruas e encaminhadas para a Gerência Regional em São José do Rio Preto, para atribuição de CEP. O passo seguinte foi fazer o levantamento da carga de trabalho que a entrega nesses bairros vai gerar.
Os dados foram passados para Brasília que aprova o contingente necessário de carteiros para efetuar a entrega nesses locais. “Todo esse trabalho já foi devidamente realizado até o mês de julho, agora só estamos aguardando a contratação dos carteiros para começar a distribuição e a informação que temos é que isso se dará até o mês de dezembro de 2012, portanto solicitamos a compreensão para aguardar esse processo até que tudo esteja devidamente implantado”, assinala.
O comunicado foi em resposta ao ofício de Ravel Gimenes, expedido na última terça-feira. Em sua reclamação, Ravel ressaltou que não existem carteiros disponíveis para efetuar a entrega de correspondências em seu endereço e que o fato ocorre desde a criação do residencial no qual ele reside há quase um ano. “Essa falta de compromisso no serviço, afinal a empresa recebem para entregar as cartas, está se estendendo a vários bairros novos da nossa cidade. Sendo que os morados desses bairros estão tendo que ir até a central de distribuição de correspondências para pegar suas cartas, onde podemos citar algumas: fatura do cartão de crédito, boleto do plano de saúde, talões de cheques, cartão de crédito, entre outras. Na última semana, estive na Central de Distribuição e o responsável pelo setor me informou que a cidade ainda possui a mesma quantidade de carteiros de anos atrás, que são verdadeiros trabalhadores, pois andam de bicicleta com malas pesadas no sol e na chuva e que a responsável por esse setor (em Brasília) ainda não liberou novos contratados para nossa cidade”, afirmou.
O morador reclama do prazo dado pela empresa. “Agora eu pergunto, até dezembro? E a pessoa que não pode ir até a central dos correios toda semana pegar as suas contas? Que não tem tempo de ir até o banco, ou não tem conhecimento da internet, pra retirar a segunda via de uma fatura ou conta para pagar? E se essa mesma pessoa esquecer de pagar o boleto e tiver o seu nome negativado? Vou ver se algum atleta patrocinado pelos Correios pode nos ajudar como Carteiro nas horas vagas”, concluiu.
Procon
Recentemente, o Procon de Votuporanga apurou a denúncia de falta de atendimento. O órgão foi acionado e recebeu ofício com pedido de providências de vereadores da Câmara de Votuporanga.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de Votuporanga, localizado na Rua São Paulo, 3741, ou ainda pelo telefone (17) 3422 8930. A unidade atende das 9h às 15h de segunda a sexta-feira, exceto feriados.