Andressa Aoki
O reitor da Unifev, Marcelo Lourenço, falou para o jornal A Cidade, sobre o curso de Engenharia de Produção que abrirá turma em 2013. A graduação é de cinco anos. “Temos autonomia para abrir este curso. Só dependemos de autorização do MEC (Ministério de Educação e Cultura) para Direito, Medicina, Psicologia e Odontologia, que não temos interesse no momento”, afirmou.
Lourenço explicou que o curso é voltado para a região. “Os alunos poderão exercer na indústria, agricultura, economia, entre outros. No dia 22 de julho, teremos o vestibular para os cursos, inclusive o de Engenharia de Produção”, disse.
Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.
A Unifev já possui os cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica.