De janeiro até agora, foram contabilizados oito casos positivos da doença e 176 notificações
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga possui oito casos positivos de dengue e 176 notificações, de janeiro até o momento. A boa notícia foi transmitida pelo Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) e está relacionada com os trabalhos de prevenção.
Segundo Adelice Silva - do setor de Informação, Educação e Comunicação do Secez, o baixo número de positivos registrado é por causa do trabalho de intensificação de vistoria nos imóveis especiais e pontos estratégicos, além das visitas casa a casa realizadas pelos agentes de controle de vetor.
Para se ter uma ideia de como o município está controlando a doença, no ano passado foram contabilizadas 749 notificações e 256 positivos no mesmo período.
A queda dos casos de dengue também acontecem em todo o Estado. Um balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o número de casos confirmados de dengue caiu 82% no Estado de São Paulo nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria.
Entre janeiro e maio deste ano, os municípios paulistas confirmaram por meio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 15.348 casos autóctones (contraídos dentro do Estado), enquanto nos cinco meses iniciais de 2011 foram registrados 85.411. São Paulo trabalha, prioritariamente, com confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia realizados na rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.
Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o ranking de municípios com mais casos confirmados nos cinco primeiros meses deste ano: 2781, seguido por Potim, na mesma região, com 1.673. Em terceiro vem Pontal, na região de Ribeirão Preto, com 689 casos, e Cruzeiro, também no Vale do Paraíba, com 565. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 348, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso de dengue nos cinco primeiros meses de 2012.