Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
“Unidos pela Igreja Matriz”, este é o nome da campanha que busca recursos para reformar a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Para deixar o Escritório Pastoral e a igreja adequados, são necessários R$2 milhões.
O padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto, pároco da Matriz Nossa Senhora Aparecida, explicou que a reforma é uma necessidade da igreja e será também fundamental para o processo de transformação da Matriz em Catedral, já que Votuporanga aguarda aprovação para tornar-se Diocese.
O projeto envolve troca do som, reparo dos relógios das torres, construção de banheiros, reforma da sacristia, da secretaria, do escritório paroquial, do auditório, compra do terreno e construção do Centro de Eventos.
Para conseguir o dinheiro, a igreja está incentivando as doações espontâneas e o dízimo, realizando leilão de gado, chás e quermesses (a próxima será em outubro). A campanha é permanente e seguirá até que a Igreja consiga todo o valor necessário para a reforma. Há uma equipe que visita o comércio local em busca de doações, lojas de materiais para construção também podem colaborar. Até o momento, os fiéis já colaboraram com R$500 mil.
Sem data prevista para a finalização das melhorias, padre Gilmar espera que em breve todas as obras sejam concluídas.
Segundo o padre Gilmar, será reformada toda a estrutura da igreja. “Esta reforma é uma necessidade. A igreja Matriz é um cartão postal do Centro da Cidade. A paróquia Nossa Senhora Aparecida completará 70 anos em dezembro do ano que vem e precisava dessas melhorias”, disse.
Os banheiros novos são para uso dos fiéis e o Centro de Eventos será um salão, como os conhecidos Centros Pastorais, para a realização de diversas festividades da igreja e será construído no terreno adquirido na rua São Paulo.
Diocese
Depois da aprovação da Igreja Católica para que Votuporanga torne-se Diocese, novas obras precisarão ser realizadas. O terreno, já adquirido em Votuporanga na rua Alagoas servirá para a construção da sede da Diocese, concentrando as secretarias. Para essa obra, a Diocese Mãe, que é a de São José do Rio Preto-SP, e todas as comunidades ligadas à nova Diocese, a de Votuporanga, serão responsáveis.
Todo o processo para esta transformação de Votuporanga em Diocese está Roma, sendo analisado pela Igreja Católica. A expectativa é de em breve seja apresentada uma resposta positiva. “Há grandes possibilidades de que Votuporanga seja uma Diocese”, disse confiante o padre Gilmar.