A proposta da Fenaban estabeleceu reajuste de 9% sobre os salários e de 12% sobre o piso da categoria
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Todas as agências bancárias de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul trabalham normalmente, depois de 21 dias de greve. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Votuporanga e Região, Harley Aparecido Vizoná, falou sobre o fim da mobilização. "Fizemos o pedido de reajuste de 12,8% no dia 23 de setembro e no dia 14, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) propôs 9%, finalizando a paralisação", disse, em entrevista ao jornal A Cidade. Harley destacou que a principal conquista refere-se a distribuição do lucro.
A proposta da Fenaban estabeleceu reajuste de 9% sobre os salários e de 12% sobre o piso da categoria, válido a partir de 1º de setembro. O valor do piso sobe de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários vão receber da instituição em que trabalham até 2,2 salários por ano, a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Pelo acordo, a categoria conquistou aumento real de 1,5%, e para o piso da categoria, o aumento real foi 4,3%. Os bancários vão repor os dias de paralisação até 15 de dezembro, o que afastou a possibilidade de desconto dos dias parados.
Na região, os bancos de Urânia, Estrela D’oeste, Santa Clara D’oeste, Três Fronteiras, Rubinéia, Santana da Ponte Pensa, Valentim Gentil, Álvares Florence, Paranapuã, Santa Albertina, Mira Estrela, Macedônia, Indiaporã, Ouroeste, Pedranópolis, Meridiano, Guarani D’oste, Ponta Linda, Vitória Brasil e Dirce Reis aderiram a greve e fecharam as portas. No total, foram mais de 50 agências bancárias fechadas.