Da redação
A Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo terminou ontem, porém, as unidades de saúde de Votuporanga continuarão oferecendo a vacina até o próximo dia 20. O último balanço da Secretaria de Saúde apontava que 4.835 crianças foram imunizadas, o que corresponde 89,6% das crianças de um ano a menores de sete.
O município pretende vacinar pelo menos 95% das 5.395 crianças de um ano a menores de sete. As unidades de saúde de Votuporanga oferecem a vacina, menos a Unidade de Saúde da Família Paineiras e Unidade Básica de Saúde do Vila América.
A falta de vacinação faz com que sejam criados grupos de população susceptíveis a doença. Isso pode facilitar a importação de algum caso nessa localidade, devido ao fluxo de turistas e de pessoas que vem ao Brasil a trabalho. O Brasil já solicitou à Organização Panamericana de Saúde (OPAS) o certificado de país livre da doca.
Casos os municípios apresentem baixas coberturas, há o risco de surto nessas localidades e possibilidade da volta da transmissão da doença no país.
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas.