Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A sessão ordinária de amanhã promete ser de grande homenagem ao saudoso padre Edemur José Alves. Os vereadores irão votar o projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão Slaiman Kanso, que denomina de alameda Padre Edemur José Alves, a via localizada entre as ruas São Paulo, Amazonas e a praça Fernando Costa.
"Perdemos o grande padre, que fez por Votuporanga. Foi uma pessoa simples, humilde, que fez muito por esta cidade. Com o apoio de todos os vereadores, fomos procurados ela comunidade para dar a ele aquela alameda", disse Meidão. Ele destacou que a via ficará em frente de sua Paróquia, sendo homenagem a todos católicos de Votuporanga.
O pároco faleceu na quarta-feira, vítima de falência múltipla dos órgãos. O seu velório, realizado na igreja Matriz, foi marcado por muita emoção. Centenas de fieis choraram durante a despedida, na missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Paulo Mendes Peixoto.
Natural de Cosmorama, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1958. Filho de Adelino José Alves e Clementina Lucas Alves, sentiu sua vocação na juventude; entrando para o Seminário em 1978. Antes de ser ordenado, trabalhou pastoralmente na Igreja São Benedito, em São José do Rio Preto.
Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1986, aos 28 anos, na Sé Catedral de São José, em Rio Preto, pela imposição das mãos de dom José de Aquino Pereira, bispo diocesano de Rio Preto naquele ano.
Após a ordenação, foi pároco das paróquias São Bento (Votuporanga) e São João Batista (Álvares Florence).
No próximo dia 08 de dezembro, padre Edemur completaria 25 anos de ordenação presbiteral. Durante os últimos meses foram realizadas celebrações preparatórias ao Jubileu Sacerdotal e mais algumas aconteceriam até a data. Em maio, dentro dessas comemorações, ele coroou a imagem de Nossa Senhora.
Demais projetos
A Câmara irá votar também o projeto de lei que denomina de praça São Frei Galvão, a área verde localizada no loteamento Jardim Orlando Mastrocola. A autoria é do vereador Eliezer Casali.
Também será analisada a matéria que nomeia de rua Tiago Gonçalves Gasi, a atual rua C, no bairro Jardim Residencial Monte Alto. Tiago nasceu em 12 de julho de 1980, em Votuporanga. Filho de Jurandir Augusto Gasi e Vânia Gonçalves Gasi.
Trabalhou como ajudante geral na empresa Facchini implementos. Foi membro ativo da Igreja Assembleia de Deus. O documento é de autoria do vereador Gilmar Aurélio, o Gaspar.