Empreiteira está fazendo a parte de acabamento da via, para que seja feito o recapeamento
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A obra da duplicação da rodovia Euclides da Cunha segue dentro do cronograma, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Quem passa pela pista, pode ver a grande movimentação de máquinas pesadas e homens trabalhando.
Segundo informações da empreiteira Conter — responsável pelo trecho de Votuporanga a Cosmorama —, em Votuporanga a prioridade é a pista. Como já possui um viaduto, os funcionários estão trabalhando na fase de acabamento, preparando a via para receber terra, pedras, material necessário antes de ser realizado o recapeamento.
Ao contrário de Votuporanga, no trevo de Meridiano os trabalhos são para a elaboração da estrutura do pontilhão.
Se nas pistas a obra anda em ritmo total, as desapropriações também estão aceleradas. Segundo o DER, já foram realizadas 80% delas. O órgão ressalta que para a duplicação é necessária a desapropriação. Por conta disso, foi emitido em 11 de março 2011 Decreto de Utilidade Pública que torna todas as áreas necessárias passíveis de desapropriação. Estão sendo investidos R$ 26,7 milhões na desapropriação de 551 propriedades da região que totalizam 3,32 milhões de m².
O investimento na duplicação da SP 320 é de cerca de R$ 775 milhões. Serão duplicados 164,77 km dos 186 km de extensão da rodovia Euclides da Cunha. Com isso, toda a rodovia terá pistas duplas, pois o serviço já foi realizado em 21,23 km que também passarão por obras de recuperação. Em complementação, também serão duplicados 3,6 km da rodovia Péricles Bellini (SP 461) e 1,8 km da Perci Waldir Semeghini (SP 543), que fazem entroncamento com a SP 320.
A previsão é de que sejam inaugurados os primeiros segmentos em um ano e que fique tudo pronto em novembro de 2012. Na Euclides da Cunha estão previstas construções de seis dispositivos: trevo no Distrito de Simonsen; retorno entre Simonsen e o viaduto “Nelson Camargo”, alça de acesso e passarela para pedestres em frente à Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga; travessia ligando a avenida Wilson de Souza Foz à avenida CESP, na Zona Norte da cidade, trevo no cruzamento com a rodovia Péricles Belini e retorno próximo ao Pampa Ville.
Já na Péricles Belini estão previstos mais três dispositivos: travessia ligando a avenida das Nações ao 2.º Distrito Industrial, trevo que liga o bairro Chácara das Paineiras (Rua Vitório Albarello) à estrada vicinal “Nelson Bolotário”, conhecida como “Subida da Morte“ (sentido Valentim Gentil), e trevo que liga a avenida Onofre de Paula ao Residencial Noroeste.