Os idosos representam 9% da população brasileira, já em Votuporanga o índice é ainda maior, chegando a 15%
Da Redação
O instituto de geriatria de Votuporanga está promovendo o segundo curso de cuidadores de idosos. As inscrições podem ser feitas no próprio instituto ou por meio do telefone 3421-9631. São oferecidas 100 vagas. As aulas serão durante sete sábados, das 8h às12h, sendo a primeira no dia 10 de setembro, no auditório da Airvo(Associação Industrial da Região de Votuporanga), próximo à Unifev.
De acordo com o médico geriatra, Luciano de Oliveira Melo, a procura foi muito grande no primeiro curso, ocorrido no início do ano, formando 73 cuidadores, desta forma, decidiram oferecê-lo mais uma vez.
"Hoje, a preocupação com os idosos não é apenas dos profissionais da saúde, mas também dos familiares que querem oferecer um cuidado especial aos velhinhos", disse o médico, ressaltando que há muita procura por profissionais capacitados em cuidados com idosos.
O curso abordará o Estatuto do Idoso; as instituições sociais de Votuporanga que oferecem cuidado ao idoso; as alterações físicas relacionadas ao envelhecimento; o que é normal e o que é patológico na chegada da 3ª idade. Oferecendo ainda estratégias de prevenção de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nove profissionais conduzirão o curso, sendo eles médico, psicólogo, bombeiro, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e consultor previdenciário.
"O curso não é apenas para os profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com idosos, os familiares também podem participar".
As aulas foram planejadas para que todos os participantes, independente de ter outros cursos, aprendam o básico, o que é normal acontecer com o idoso e quando é necessário procurar um profissional da saúde.
Uma das aulas apresenta uma casa virtual, com todas as dificuldades enfrentadas pelos idosos dentro de casa, como, por exemplo, os tapetes e as escadas. Segundo os organizadores do curso, a maioria das fraturas ocorre dentro de casa. Há também uma aula intitulada Dia da Memória, voltada a abordar as alterações e estratégias para melhorar a memória e até mesmo oferece dicas de brincadeiras para exercitar a memória.
O médico Luciano Melo contou que 9% da população brasileira é formada por idosos, já em Votuporanga o índice é ainda maior, chegando a 15%.