Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga sedia o I Fórum de Sustentabilidade Industrial no próximo dia 17, a
partir das 7h30, no Centro de Convenções. Segundo o consultor ambiental da Ecologic Projetos e Consultoria Ambiental e chefe de Setor da Divisão de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Ricardo Zaccarelli Filho, o evento será de caráter regional. "Tem como objetivo despertar o interesse empresarial da região Noroeste Paulista para implantações de ações preventivas e sanativas dos impactos ambientais causados pela atividade produtiva, facilitando adequações e certificações ambientais na busca por um desenvolvimento sustentável na área industrial", disse, em entrevista ao jornal A Cidade.
Ele falou sobre sustentabilidade. "É cada vez mais generalizada, hoje em dia, a consciência de nosso dever com relação às gerações futuras e a limites que a natureza, o meio ambiente, nos impõem. A sustentabilidade no meu ponto de vista significa a possibilidade de se obterem continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores no meio em que vivemos em dado ecossistema. Por sua vez, o setor industrial é a "fatia" da sociedade onde se mais necessita de atenção ao olhar ambiental e sob o conceito de sustentabilidade pelas ações impactantes ao meio. Trazer conhecimento, novas tecnologias, debates em torno da temática proposta, fomenta o conceito de sustentabilidade no setor, contribuindo assim para o desenvolvimento de nossa região", destacou.
Ricardo contou como será o evento. "Tivemos a preocupação na estruturação do
fórum em não deixá-lo um evento de teorias e filosofias. É evidente, que abordaremos conceitos, legislações e faremos reflexões a cerca de um novo paradigma. Porém haverá entre as palestras apresentações de cases, onde o objetivo é apresentar casos de adequações ambientais de sucesso tanto em certificações, resíduos como prevenção/controle de poluição mostrando ao empresário: lucratividade, expansão de mercado e legalidade ambiental", falou.
Ele disse ainda que é uma pequena parcela de empresários que tenham ações efetivas preventivas ambientais em seus negócios. "Infelizmente, o que tem ocorrido, são notificações e autuações do órgão ambiental vigente para ações sanativas as empresas decorrente de infrações a legislação ambiental brasileira", ressaltou. Entretanto, o consultor acredita que políticas públicas estão mudando esta perspectiva. "Acho que o governo do Estado de São Paulo criou uma grande ação para o incentivo a práticas de conservação ambiental com o programa Município Verde Azul para os municípios paulistas. Estabeleceram-se diretivas em toda abrangência ambiental a serem seguidas para o recebimento do selo verde azul. Dentre elas: Esgoto tratado, Lixo Mínimo, Mata ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Conselho de Meio Ambiente, entre outras", opinou. Votuporanga no último ranking conquistou a 26ª colocação dentre 645 municípios inscritos no estado, tendo o cumprimento quase que total das diretivas estabelecidas do programa, evidenciando uma política ambiental efetiva fazendo com que a questão ambiental seja uma das prioridades do município.
Ricardo enfatizou que ferramentas de comunicação e educação, como fóruns, feiras, revistas, jornais, redes sociais, proporcionam de forma inteligente e dinâmica agir localmente, regionalmente ou globalmente levando informação, gerando conhecimento, proporcionando reflexões e mudanças no pensar e agir entre os diversos setores da sociedade. Ele inclusive irá lançar a Ecologic Revista durante o evento. "Será voltada à temática ambiental e sua integração com os setores econômico, político, social e cultural, realizando uma abordagem inteligente e dinâmica da visão socioambiental no meio empresarial, público, acadêmico e terceiro setor. A revista surge como um precioso e pioneiro veículo regional de divulgação e estratégia de marketing para o seu anunciante visto que o insere em um conceito de sustentabilidade ambiental frente às suas atividades. Apresentará divulgação e discussão de novidades, programas e projetos socioambientais veiculadas ao setor empresarial produtivo, industrial e de serviços, bem como junto às iniciativas e decisões promovidas por órgãos públicos, academia e terceiro setor. Interação do conceito de sustentabilidade às diferentes esferas sociais através de matérias jornalísticas, entrevistas, artigos de opinião e científicos, ensaios fotográficos, agenda de eventos ambientais e notícias da área ambiental", concluiu.