Da Redação
A Santa Casa de Votuporanga divulgou ontem à tarde uma nota de esclarecimento
sobre o caso envolvendo o atendimento do garotinho Breno Augusto Cardoso
Guimarães, de 2 anos, que morreu domingo, depois de ser atendido no hospital.
Porém, o fato do esclarecimento deve-se às críticas feitas pelo presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão Slaiman Kanso, na sessão ordinária do Legislativo, na última segunda-feira. Para o vereador, o hospital falhou porque demorou para prestar socorro à criança, que apresentava um quadro clínico grave. Veja a íntegra do esclarecimento divulgado pela Santa Casa:
"A Santa Casa de Votuporanga vem esclarecer sobre o atendimento do paciente Breno Augusto Cardoso Guimarães, de 2 anos, que deu entrada no Pronto Socorro do Hospital no dia 27/03/11, às 10h48min., em grave estado de saúde.
Assim que atendido pelo médico pediatra Dr. Antônio Seba Júnior, foi diagnosticado desidratação de terceiro grau, insuficiência cardíaca decorrente de uma miocardite aguda, o que levou a um choque cardiogênico irreversível, mesmo apesar de todas as tentativas de reanimação e do atendimento.
A criança foi levada para a sala de emergência às 11h08min., onde foi atendida por pediatra, neonatologista, residentes e os profissionais da enfermagem, recebendo todos os cuidados necessários. Porém, às 14 horas, o paciente apresentou um choque cardiogênico irreversível e às 15h10 evoluiu a óbito.
Toda a equipe do Hospital lamenta a perda desta criança, se compadece com a família e se disponibiliza para esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado para os familiares sobre o atendimento.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana relata que, "estamos
sensibilizados com essa fatalidade. Toda vez que perdemos uma vida, ficamos
profundamente tristes, mas com a certeza que precisamos seguir em frente para que outras vidas não se percam".
Todos os profissionais da Santa Casa de Votuporanga têm se esforçado muito para atender a população que chega às nossas portas necessitando de cuidados. Lutamos diariamente para cumprir com nossa missão que é oferecer ações em saúde e qualidade de vida com excelência, humanização e resolutividade, primando pela transparência e responsabilidade social."