Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A cada ano, o número é maior de pacientes de Votuporanga que recebem tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. E foi pensando nesta demanda, que a Santa Casa terá um departamento para a quimioterapia. "Eles estão construindo uma estrutura da hemodiálise, para que possam atender no antigo. Mas o projeto é fazer ao lado da clínica de urologia", disse o prefeito Nasser Marão Filho, em reunião com os membros da comissão do II Leilão Direito de Viver, realizada ontem pela manhã, no gabinete.
Marão destacou que o hospital está realizando no momento, duas obras importantes: a construção da UTI coronária com 10 leitos e a da hemodiálise. "Essa última é justamente para começar a montar a da oncologia. A conversa está bastante adiantada com o Hospital de Barretos e com o presidente da Fundação Pio XII, mantenedora da instituição, Henrique Prata", complementou.
O prefeito ressaltou que Votuporanga será a primeira cidade o aparelho PET scan. O equipamento capta os sinais de radiação emitidos pelo Flúor-18 transformando-os em imagens e determinando assim os locais onde há presença deste açúcar, demonstrando o metabolismo da glicose. O metabolismo da glicose é importante, pois a grande maioria das células tumorais apresenta utilização acentuada de glicose como fonte de energia, em comparação com as células normais. Equipamentos de última geração apresentam uma tomografia computadorizada (TC) acoplada ao PET scan, conjunto híbrido chamado PET-CT, unindo assim duas modalidades de imagens bem estabelecidas em um só exame, conseguindo definir o metabolismo celular através do PET scan e delimitar a anatomia com a TC. Como resultado, tem-se um método econômico e ágil que melhora o diagnóstico e proporciona a escolha adequada do tratamento. "Permite saber mais sobre o nódulo. Me informei e nem São José do Rio Preto e Barretos possuem esta tecnologia", frisou.
Ele também ofereceu apoio ao evento II Leilão Direito de Viver. "Vamos contribuir com a causa. Temos dois ônibus que viaja para Jales e para Barretos diariamente para realizar os tratamentos", disse.
O número de pacientes de Votuporanga que recebem atendimento no Hospital do Câncer de Barretos triplicou em 2010. Em 2009 foram 651 pacientes, que receberam, ao longo do ano, 4.951 atendimentos. Já em 2010, o número de pacientes saltou para 1.848, com 7.806 atendimentos. "Quando a gente tem saúde de qualidade, conseguimos o diagnóstico mais precoce e estes números assustam. Mas acredito que tem a ver com os avanços da medicina", afirmou.
O coordenador do leilão, Walter Rugno Moretti, destacou que está com a comissão formada e que envolve comerciante, sitiante e agropecuarista recebendo doações. Ele ressaltou que precisa de bezerras ou doações em dinheiro.
O vereador Osvaldo Carvalho da Silva foi convidado a fazer parte da organização. "Como representante do agronegócio iremos pedir a colaboração dos agricultores. O leilão com certeza é uma grande ajuda para o Hospital de Barretos", disse.
O último leilão "Direito de Viver" em prol do Hospital de Câncer de Barretos, realizado em Votuporanga, foi em setembro de 2009. No ano passado, segundo Moretti, o leilão foi suspenso por causa da eleição.
Em 2009 foram arrecadados R$ 160 mil com a venda de 230 bezerras, um jumento, uma égua, 30 carneiros e um casal de pavão. Neste ano, a comissão já está arrecadando as prendas: gado, suinos, carneiros, móveis e "tudo o que quiserem nos doar". Além disso, será leiloado um macacão do corredor brasileiro de motovelocidade Alexandre Barros.
Os empresários, agropecuaristas e pessoas interessadas em colaborar podem ligar para vários telefones: 3422-4436, 3421-3211, 3421-6263, 3422-5977, 9119-0923 e 8131-8677.
Leia na íntegra a versão online