Unidade localizada na rodovia Péricles Belini teve algumas repartições destelhadas
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A chuva do último final de semana causou prejuízos para a Etec (Escola Técnica Estadual) "Frei Arnaldo Maria de Itaporanga" - unidade rural, localizada na rodovia Péricles Belini, Km 121. A escola foi atingida por um vendaval no sábado e ontem pela madrugada, pela forte chuva.
Entre os danos estão inundação de salas administrativas, salas de aula, biblioteca, auditório, refeitório, destelhamento e equipamentos de informática que foram molhados.
A segunda-feira foi de muito trabalho para os funcionários, que fizeram um mutirão para a limpeza da instituição. "Chamei os servidores também do Centro para ajudarem neste momento. É hora de somar forças", disse a diretora Ana Rosa Marcolino, em entrevista ao jornal A Cidade.
Ana Rosa lembra que a chuva foi tão forte com vendaval das 21h30 até as 22 horas no sábado, que os vigilantes da escola a chamaram. "Quando vim aqui no domingo, fiquei muito preocupada com os prejuízos. Com os meus 32 anos e meio na Etec, é muito difícil conseguir coisas públicas e agora que instalamos ar condicionado, televisão de 52 polegadas, data show no auditório, realizando benfeitorias, acontece a inundação", afirmou. A diretora não soube revelar qual o valor do prejuízo.
Ela esteve no domingo pela manhã com o oficial de serviços operacionais, José Venancio. "Levantamos o que dava e desligamos todos os computadores. Nos preocupamos com a fiação, mas não houve problemas", enfatizou. A inundação não atingiu os alojamentos e os quatro alunos que realizam atividades durante as férias, estavam em suas casas quando o temporal ocorreu.
A diretora destacou que a chuva da madrugada de ontem só piorou o estado. "Fiz um boletim de ocorrência ainda no domingo. Tentei falar com São Paulo hoje [ontem] para avisar, mas eles estão em feriado prolongado por causa das comemorações do aniversário da capital", destacou. Apesar dos danos, as aulas devem começar no dia 7, conforme o previsto. Esta é a terceira vez que a escola tem prejuízos com chuvas, mas, de acordo com os funcionários, a do final de semana foi a mais forte.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Votuporanga não registrou nenhuma ocorrência por causa das chuvas. As obras de desobstrução do escoamento de águas pluviais na rua Venezuela próximo ao cruzamento com a rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, na Vila América, já estavam finalizadas antes das chuvas.
Leia na íntegra a versão online