Da Redação
O padre José Américo Alves, da Paróquia Santa Joana Princesa, acredita que Votuporanga precisa de mais uma Igreja. "Já está sendo preparado uma nova Paróquia. As capelas Santo Antônio e Santo Expedito coordenadas pelo padre Joaquim Tadeu, eu penso que ali seria uma nova paróquia. Temos a Capela São Francisco pertencente à Paróquia Santa Luzia. O crescimento é vertiginoso, na Zona Norte, principalmente", disse em entrevista à Rádio Cidade, no programa Ronda da Cidade (11 horas).
O pároco também falou sobre os novos bancos conquistados por uma campanha. Ao todo, são 92 assentos de dois comprimentos. "Tínhamos alguns velhos que são do padre Carlos [Rodrigues dos Santos] que nos emprestou quando tinha trocado os dele. Ele mandou 30 bancos e agora pediu para guardarmos porque está concluindo a capela São José. Alguns bancos também são de Parisi, ainda da Capela São Francisco", afirmou.
Ele destacou que os antigos foram levados para a capela Santo Antônio (no Parque das Nações). "Talvez dividam com a Capela Santo Expedito que está colocando piso. Dom Paulo veio hoje [ontem] para presidir a missa de ação de graças. Com menos de um ano de campanha, conseguimos atingir os objetivos, graças ao apoio da comunidade, das firmas e das indústrias. Não precisamos utilizar o dinheiro do caixa da Paróquia. Quando lançamos a campanha, ficamos temerosos. Mas Deus fala que quem confia Nele, recebe a bênção de volta. Queremos agradecer a contribuição da comunidade. Temos crescido no dízimo", emendou.
José Américo ressaltou que a Capela Santo Antônio está com as obras adiantadas. "É um anseio da comunidade de lá. Nós celebrávamos na escola do bairro por muito tempo e desde setembro, o bispo veio dar uma bênção e estamos celebrando no local que ficou com um tamanho razoável", disse.
Com relação a possibilidade de Votuporanga ser diocese, o padre está otimista. "Já fizemos duas reuniões com padres, religiosas, diáconos para agilizar o trabalho pastoral. Tem que haver preparação do povo, para clima de uma futura diocese. Tem possibilidade, sim", revelou.
História
Ele lembrou de como começou a paróquia. "Na época, o Mário Pozzobon quando fez a doação do terreno para a construção da Igreja, pediu que fosse colocada como padroeira Santa Joana, em homenagem a sogra dele. No princípio, foi Santa Joana de Chantal, que é da França. Assim que cheguei em Votuporanga, o bispo Dom José pediu para que revesse a questão porque tinha um livro de santos portugueses que batia com a imagem de Santa Joana de Portugal. Ratificamos o decreto e passou-se a chamar Santa Joana Princesa de Portugal", enfatizou.
O pároco também falou da relação dos religiosos com a comunidade. "Muita gente ainda pede benção. Algumas pessoas em sinal de respeito, ainda beijam a mão do padre. Os fieis ainda levam imagens para serem abençoadas. Como são várias paróquias, em Votuporanga são 8, diversifica muito a questão. Ainda ontem [segunda] eu abençoei umas imagens levadas por um jovem para dar de presente para familiares e amigos Ele tinha ido para Aparecida do Norte e trouxe as imagens. Toda quarta, nós temos a novena e temos um momento específico para dar bençãos em imagens e tudo aquilo que as pessoas querem que sejam abençoadas. A fé do povo continua", finalizou.
Leia na íntegra a versão online