Da Redação
O deputado federal Júlio Semeghini (PSDB) será secretário de Gestão Pública do governo do Estado de São Paulo. Ontem, o governador eleito Geraldo Alckmin concluiu a formação de seu secretariado. Alckmin anunciou os últimos três nomes da equipe de 26 secretários estaduais que comporá seu governo na gestão 2011-2014. Além de Semeghini, foram anunciados João de Almeida Sampaio Filho, mantido na pasta da Agricultura e Abastecimento, e o deputado José Aníbal para a pasta de Energia.
“Júlio Semeghini vai avançar ainda mais no governo eletrônico, o grande instrumento para melhorarmos a qualidade dos serviços públicos, podendo trazer a redução de custos e a eficiência do gasto público, melhorando a qualidade de vida de nossa população”, ressaltou o governador.
Ao ressaltar a importância da manutenção de João Sampaio à frente da Agricultura, Alckmin lembrou o fato de que São Paulo é o maior produtor do agronegócio brasileiro. “Somos o primeiro produtor mundial de álcool, de suco de laranja, o maior exportador de carne bovina, o maior produtor brasileiro de borracha, de frutas, flores e ovo”, destacou o governador.
Quando apresentou José Aníbal, o governador destacou que São Paulo é a capital da energia. “São Paulo é exemplo para o mundo na utilização de energias alternativas e limpas, para cumprirmos metas de redução de emissão de gases de efeito estufa, observou.
Perfil
Alckmin disse que a composição do time que assume as atividades oficialmente neste sábado foi pautada pela ética, competência e unidade. “Procuramos os melhores nomes que pudemos. Pessoas com enorme experiência de vida nas suas respectivas áreas. É um time preparado para não perdermos tempo”, disse Alckmin. A primeira reunião de trabalho já está marcada. Será às 8h30 da próxima segunda-feira, 3 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes. “Agora, ao trabalho”, concluiu o governador eleito Geraldo Alckmin.
A fim de aprimorar o trabalho desenvolvido pelo governo, Alckmin desmembrou duas pastas da atual gestão em quatro. Turismo foi separado de Esporte e Lazer, assim como Energia foi desvinculada de Saneamento e Recursos Hídricos. Alckmin também criou a pasta de Desenvolvimento Metropolitano. Três pastas foram extintas pelo novo governador: Relações Institucionais, Ensino Superior e Comunicação.
Posse
Alckmin e os 26 secretários nomeados serão empossados amanhã, às 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, onde terá início a sessão solene, com a assinatura do termo de posse.
A cerimônia é encerrada com um discurso de Alckmin. Na sequência, às 11h45, governador, vice e respectivas esposas serão recebidos pelo governador Alberto Goldman e a primeira- dama, Deuzeni, no Palácio dos Bandeirantes. Às 12h40, após a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Estado de SP, Goldman deixará o cargo com discurso. Em seguida, entregará o "Pavilhão do Governador do Estado" a Geraldo Alckmin, oficializando assim a transmissão do cargo de governador. O ato é concluído com um novo discurso do governador.
Leia na íntegra a versão online