Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Por conta do feriado prolongado, muitas pessoas não compareceram às urnas. Em
Votuporanga, 12.637 cidadãos (19,51%) não exerceram a sua cidadania no último domingo, segundo o Cartório Eleitoral. O número de comparecimento foi de 52.136 , o que corresponde a 80,49%. "Pelo fato do segundo turno anteceder feriado, não foi nenhuma surpresa esta quantidade", afirmou o chefe do Cartório Eleitoral do município, Anderson Cioccari Machado.
A nível de Brasil, o número de abstenção no segundo turno da eleição para presidente superou o do primeiro e se igualou ao de 1998, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito presidente: 21,50% - 29.189.119 pessoas não compareceram às urnas. No primeiro turno, a abstenção foi de 18,12% - 24.610.296.
Anderson ressaltou que eleitor que não votou no segundo turno das eleições para presidente e não foi até uma seção de votação fazer a justificativa, tem 60 dias para justificar a ausência.
O prazo termina em 31 de dezembro. "Ele deve entrar com um requerimento que comprove a sua ausência, explicando o motivo. O caso é analisado por um juiz que pode ou não, deferir o documento. Se o requerimento for indeferido, o cidadão paga uma multa", explicou. Ele enfatizou que para as pessoas que já justificaram o voto, não precisam fazer este procedimento.
"Eles já demonstram o motivo de terem faltado à seção, por estarem em outras cidades", emendou.
Helenilda Munhoz, de 41 anos, não quis deixar para depois a sua justificativa. A eleitora de Jales aproveitou o feriado prolongado de Finados para visitar sua irmã, em Votuporanga. "O feriado aabou prejudicando o segundo turno", disse.
Rosa Maria Santana, de 39 anos, mora em Votuporanga há um ano, mas ainda não transferiu o seu título. O jeito foi justificar nos dois turnos e a promessa é que para a outra eleição, o título de Pontalinda seja de Votuporanga.
Tranquila
O chefe do Cartório Eleitoral ressaltou que o segundo turno foi tranquilo. "Terminamos a apuração por volta das 19h30. Foi tudo tranquilo, sem ocorrência de crime eleitoral e nem formação de filas", destacou.
Anderson disse ainda que das 214 urnas distribuídas nas 172 seções, apenas duas
apresentaram falhas. "Tudo foi prontamente resolvido, inclusive uma estava com problemas com relação ao dia e a hora, mas foi feita revisão", concluiu.
Leia na íntegra a versão online