Conforme anunciado pelo jornal A Cidade, empreendimento irá conectar as hidrelétricas do rio Madeira ao SIN
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Nasser Marão Filho anunciará hoje a instalação do grupo Schahin, em Votuporanga. Marão e os diretores Amadeu L. O. da Costa e Antonio Marchioni Castilho falarão sobre os investimentos no município, durante entrevista à imprensa, no Paço Municipal, a partir das 11 horas.
A empresa será instalada no antigo Armazém Camargo, localizado entre as avenidas Francisco Bueno Baeza e República do Líbano. O local está sendo reformado. O grupo Schahin é conhecido pelo planejamento, execução e gerenciamento de obras de construção civil e montagem eletromecânica, que permitiu a entrada da empresa no setor de concessões de sistemas de transmissão de energia. Em Votuporanga, a empresa será responsável pela construção e instalação de nova linha de transmissão.
Conforme anunciou o jornal A Cidade na semana passada em primeira mão, o empreendimento irá conectar as hidrelétricas do rio Madeira ao SIN -(Sistema Interligado Nacional). O cliente é IE Madeira - Interligação Elétrica do rio Madeira. Segundo informações do grupo, com quase 2,4 mil quilômetros de extensão, o "linhão" do Madeira será o maior sistema de transmissão de energia do mundo e será construído com tecnologia de corrente contínua, que permite transmitir energia por distâncias maiores. No país, essa tecnologia apenas é utilizada no sistema de transmissão de Itaipu.
A linha ligará a Coletora de Porto Velho com Araraquara 2 - circuito 1. Ainda de acordo com a empresa, o IE Madeira dividiu a linha em oito trechos para a execução simultaneamente e a Schahin foi contratada para a execução de três trechos: de Araraquara a Ouroeste - 97 km; de Ouroeste a Serranópolis (GO) - 295 km, e de Serranópolis a São José do Povo (MT) - 282 km.
A Schahin é responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras: construção civil e montagens eletromecânicas. Para cada um desses trechos, a estratégia é construir canteiros principais e mais dois ou três subcanteiros. O grupo destacou que para o trecho Araraquara a Ouroeste a escolha foi Votuporanga, por oferecer a melhor infraestrutura de serviços, ter bom comércio de apoio, facilidade em encontrar um imóvel que mais se adequasse às expectativas de um canteiro e para moradia dos colaboradores - técnicos e administrativos.
Há previsão de contratação de 400 pessoas, que além de ser o principal para a execução das obras do trecho mencionado, também terá o Gerencimento Geral do Empreendimento. A empresa enfatizou que normalmente, a mão de obra especializada para as montagens e instalação dos cabos são de outras regiões do país, mas a mão de obra para as obras civis e de apoio deverá ser, preferencialmente, da região. A empresa ficará na cidade até abril de 2012. O grupo destacou que há previsão de novos projetos para a região, que se encontram em fase de licitação.
Leia na íntegra a versão online