Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga terá Centro Social Ambiental de Resíduo na antiga algodoeira Matarazzo. O anúncio foi realizado pelo prefeito, Nasser Marão Filho, durante a inauguração do Ecotudo. "O projeto de descarte começa neste momento, com destinação certa. Queremos através dos produtos encaminhados para o Ecotudo agregar valores e reutilizá-los na sociedade. Temos um projeto de reciclagem de papel, transformando em caixas e agendas. Já existe uma empresa envolvida e serão gerados 50 empregos, sendo 40 deles para jovens de 16 a 18 anos e 10 para 18 a 24. Mas a ideia se estende para plástico e borracha, contribuindo para o meio ambiente e se tornando referência para o Estado de São Paulo", destacou o prefeito.
Ele também explicou como surgiu a ideia do Ecotudo. "Quando tivemos em São Paulo com o então secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, ele disse que não conhecia nada igual para qualquer tipo de resíduos em funcionamento 24 horas, depositando no lugar correto. Pensamos em implantar o Ecotudo também na Zona Norte para atender os bairros Pozzobon, Santa Amélia, Pró-povo e Parque das Nações, de maneira com que esteja mais perto da comunidade daquela área", enfatizou.
Representando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o assessor executivo de
Gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e coordenador estadual do Projeto Município Verde Azul, José Walter Figueiredo, parabenizou Votuporanga pela inciativa. "Quando o secretário estadual Pedro Ubiratan recebeu o convite, ele
afirmou que alguém deveria prestigiar a inauguração de uma obra com esta magnitude", ressaltou.
José Walter também falou sobre a avaliação das cidades dentro do programa Município Verde e Azul. "Não sou eu que dou o certificado, mas Votuporanga com certeza receberá o certificado de cidade verde e azul no dia 30 de setembro. Este é o único projeto que eu encontrei no Estado de São Paulo", emendou.
O superintendente da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio
Ambiente de Votuporanga), Marcelo Marin Zeitune, pediu para que a população
divulgue o Ecotudo. "É o primeiro do Brasil e vai se transformar em um espaço da
cultura", disse.
Por sua vez, o secretário do Meio Ambiente, Luiz Gustavo Gallo Vilela, enfatizou que o descarte incorreto de resíduos domiciliares sempre preocupou a Saev Ambiental. "Contamina a água e deixa as pessoas doentes, faltava opção para descartar qualquer tipo de material. Foi um trabalho do prefeito, do Marcelo Marin e meu para ter este espaço. É de emocionar como Votuporanga trata a questão ambiental. A algodoeira é um local que atrai estudantes do município e da região. O maior desafio está começando, que é de conscientizar que existe um local adequado", destacou.
O presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Carvalho da Silva, destacou que
Votuporanga receberá o selo verde e azul, com a inauguração da ETE (Estação de
Tratamento de Esgoto) que deverá ocorrer ainda este ano.