Local será sede também de padaria, reciclagem de banner e cooperativas de costura
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O primeiro Espaço Empresarial do Estado de São Paulo será inaugurado em agosto, em comemoração ao 73º aniversário de Votuporanga. Na próxima segunda-feira, o prefeito Nasser Marão Filho e sua equipe irão decidir qual a melhor data para a cerimônia de inauguração.
Durante a entrega de cobertores, roupas e alimentos às associações de bairros referentes ao projeto do FSS (Fundo Social de Solidariedade), “Aquecer com Amor", o prefeito destacou que a preocupação da administração municipal é a geração de renda. "A melhor maneira de desenvolvimento social é a criação, seja por meio de capacitações do CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) “Altino Regiani” ou demais cursos ou pelo Espaço Empresarial, que é desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico com a Estadual de Desenvolvimento. Fico feliz porque acredito que estamos no rumo certo",disse.
Por sua vez, a presidente do Fundo Social, Juliana Castrequini Marão, também ressaltou a importância da população se qualificar. "É preciso que as pessoas façam capacitações para estarem prontos para o mercado de trabalho. Temos projetos que só aguardam aprovação, de inclusive montar cooperativas para que os cidadãos tenham renda. Além da nossa função de doar, nos preocupamos com a geração de empregos",enfatizou. De acordo com Juliana, em menos de 60 dias, os programas serão colocados em prática.
Em entrevista ao jornal A Cidade, a presidente do Fundo Social explicou que o Espaço Empresarial será sede para o programa Zigue-Zague (de costura), além de ser montada uma padaria e espaço para reutilização de banners. "Já temos empresas envolvidas, inclusive com a possibilidade de que a cooperativa seja bancada a princípio. Queremos que essas pessoas possam exercer o direito de ter um trabalho e oferecer uma vida melhor para suas famílias", afirmou.
Visita
Os parceiros que irão gerir junto com a Prefeitura o Espaço Empresarial para Apoio ao Aglomerado Produtivo do Setor de Confecções de Votuporanga e Região “David Mendonça Pontes” participaram de um encontro ontem, com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini. Ele convidou os representantes da Fuvec (Fundação Votuporanguense de Educação e Cultura), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Airvo (Associação Industrial da Região de Votuporanga) para apresentar o esboço do futuro projeto de lei, que irá criar os conselhos Deliberativo e Consultivo do Espaço Empresarial.
Diogo explicou as funções que competirá a cada um dos conselhos, bem como deverão ser constituídos. “O Deliberativo, que tem mais funções, todas ligadas ao cotidiano administrativo-financeiro, será composto por um membro titular e um suplente de cada uma das secretarias envolvidas, do Senai, além do secretário, que
será o gerente do local, Paulo Sérgio Ferreira da Silva”, informou Diogo, que presidirá o Conselho, uma vez que a Prefeitura é a gestora do projeto junto à Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Já o Conselho Consultivo, que terá como incumbência principal propor políticas e
diretrizes para o funcionamento do Espaço, bem como indicar linhas de atuação para o alcance dos objetivos, terá na sua constituição um membro titular e outro suplente das secretarias da Assistência Social, Educação, Cultura e Turismo, Cidade e do Fundo Social de Solidariedade, além do Senac, Airvo, Fuvec, Sebrae e representantes dos empresários do setor de confecção, que também será presidido por Diogo e secretariado por Paulo Silva.
Após conhecerem todas as dependências, os participantes ouviram a explanação do gerente, que explicou como será o funcionamento do Espaço. “Teremos, além da incubadora de empresas, três salas de treinamento, show room, um laboratório de informática e a cooperativa, todas completamente equipadas com máquinas, softwares e computadores de última geração, com toda a parte pedagógica à cargo do Senai”,
assinalou. Por seu turno, Diogo Vicentini frisou que “a intenção, além de ensinar o
ofício é capacitar o aprendiz para o futuro ritmo de produção, visto que as empresas precisam deste perfil profissional, gente que não só saiba fazer, mas que seja capaz de produzir”, destacou.
Foram liberados R$ 500 mil para a compra de máquinas, equipamentos e móveis para o Espaço Empresarial. À Prefeitura caberá a readequação do prédio que vai atender o setor de confecções, contabilizando R$ 600 mil de contrapartida. (Com informações da assessoria)