O projeto, considerado pioneiro no Brasil, entrou em funcionamento em maio último
Da Redação
O Ecotudo será inaugurado pela Saev Ambiental e Prefeitura de Votuporanga na próxima semana. O projeto, considerado pioneiro no Brasil, entrou em funcionamento em maio último e tem arrecadado uma média de 100 toneladas de resíduos domiciliares por mês, o equivalente a mais de um dia de coleta da Converd. A inauguração está maracada para o próximo dia 23, às 16 horas e também fará parte do calendário de comemoração do aniversário de Votuporanga (8 de agosto).
A criação do Ecotudo faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e pretende ser uma solução para o descarte de lixos domiciliares, alguns deles não recolhidos pelo sistema de coleta comum. O projeto recebe, por exemplo, entulhos de construção, podas de árvores, móveis velhos, roupas usadas e vários outros materiais.
O superintendente da Saev, Marcelo Marin Zeitune, destaca que o local atende todos os dias da semana, de forma gratuita à população, como Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Inservíveis. “Desde que o Ecotudo começou o atendimento, junto ao Ecoponto de coleta de pneus, notamos o quanto a população precisava de um lugar assim como solução para o descarte de materiais 24 horas, todos os dias da semana. E, melhor que atender a esta necessidade, nós ainda livramos o meio ambiente do lixo, porque muita coisa deixou de ser jogada em estradas, terrenos e rodovias”.
O morador pode levar qualquer tipo de lixo, pilhas, baterias, TVs, pneus, madeiras, vidros, gesso, poda de árvore, lâmpadas, entulhos de construção e muitos outros, evitando o descarte de forma inadequada nas margens de rodovias, estradas rurais, córregos, terrenos. Além disso, é uma opção para o descarte do óleo de cozinha que não deve ser despejado na rede de esgoto.
Após a deposição, a destinação dos resíduos fica a cargo da Saev Ambiental. Os
resíduos da construção civil, metais, madeiras, espumas, vidros, isopor, gesso e
outros, por exemplo, são encaminhados para reciclagem; as podas de árvores e jardins são encaminhados para compostagem e fabricação de adubo orgânico; roupas e móveis são doados para famílias carentes; e o óleo de cozinha se transforma em biodiesel. “Com estas características, não conhecemos nenhum outro programa como este no Brasil. Portanto, Votuporanga sai na frente dando o exemplo”, comenta o secretário de Meio Ambiente da autarquia, o geólogo Gustavo Gallo Vilela.
O Ecotudo fica no antigo prédio da Algodoeira Matarazzo, na esquina das avenidas Conde Francisco Matarazzo e Francisco Bueno Baeza. O atendimento é ininterrupto, 24 horas, todos os dias da semana, permanecendo em funcionamento, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Já o Ecoponto de pneus para borracharias e estabelecimentos afins, funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, com intervalo das 11 às 13 horas. Informações pelo (17) 34222854.