O bispo Dom Paulo Mendes Peixoto estará na cidade para celebrar a missa no Dia de São Cristovão hoje. A missa tem início marcado para as 19h30, na Paróquia São Cristovão. A organização pede aos fiéis um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será doada a famílias catentes, através do grupo de vicentinos. A Igreja Católica considera São Cristóvão o padroeiro dos motoristas e conta que era um homem robusto nascido na Palestina que carregava as pessoas de uma margem à outra do rio para que não se molhassem. Certa vez, ao carregar um menino, notou que a criança se tornava mais pesada, de tal maneira que parecia o peso do mundo inteiro.
São Cristovão, com muito esforço, a levou ao outro lado do rio. Diante do seu
espanto, a criança lhe disse: "Não se espante. Tivestes às costas mais que o mundo
inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus a quem serves".
Depois do episódio, São Cristóvão converteu-se ao cristianismo e passou a carregar as pessoas de graça através do rio, sempre falando de Jesus Cristo para seus "passageiros". Desde então, o santo ficou conhecido como padroeiro dos viajantes e, mais recentemente, dos motoristas. São Cristóvão é um santo muito cultuado por todo o mundo. O nome Cristovão quem em grego é escrito "Cristophoros", significa "Aquele que carrega Cristo".
Sua história de resignação encantou tantas gerações que, em 450, o santo ja recebia uma Igreja em sua honra em Calcedônia. Embora poucos dados se tenha sobre sua vida, sabe-se que este foi martirizado na Ásia Menor, por volta do século III.
Por todo o Brasil as Paróquias de São Cristovão comemoram o dia deste santo com missas e novenas, mas o ponto alto é certamente a procissão de caminhoneiros organizada em diversos lugares.