Da Redação
O Alvinegro Praiano inicia contra o Once Caldas, hoje, a partir das 21h50 (horário de Brasília), no Estádio Palogrande, em Manizales, a disputa por uma vaga nas semifinais da Libertadores. A partida de volta será realizada no dia 18, provavelmente no Pacaembu.
Experiente, o lateral esquerdo Léo é um dos trunfos do Santos para chegar às
semifinais da Copa Libertadores da América. Recuperado de dores musculares na coxa esquerda, que o deixaram de fora da partida contra o Corinthians, no último domingo, na abertura da final do Campeonato Paulista, o camisa 3 do Peixe confia em seu bom retrospecto diante de equipes colombianas para ajudar os santistas a seguirem adiante no principal torneio de clubes das Américas.
Em duelo com times deste país, Léo atuou em cinco oportunidades, sem ser derrotado em nenhuma delas. Ao todo, foram quatro vitórias e um empate. Além disso, o veterano lateral marcou duas vezes contra colombianos.
"Realmente tenho um histórico bem positivo em jogos contra os times da Colômbia. Espero usar esses números para ajudar o Santos a conseguir um bom resultado aqui em Manizales e que nos deixe em condições favoráveis para definir a classificação para a semifinal na semana que vem no Brasil", afirmou Léo.
Mas vale lembrar que o Once Caldas não é uma novidade na carreira de Léo. Isto
porque, se por um lado o jogador nunca perdeu para colombianos, por outro o time de Manizales já foi o algoz do Santos em uma edição de Libertadores, em 2004. Naquela oportunidade, o Once Caldas embalou no campeonato após eliminar o Peixe e conquistou o único título de sua história na Copa Libertadores naquele ano.
Léo participou apenas do confronto de ida na Libertadores de 2004. O lateral esquerdo foi expulso no empate em 1 a 1, na Vila Belmiro, ficando de fora da partida decisiva, por suspensão automática. Em Manizales, sem Léo, os santistas viram o Once Caldas ganhar por 1 a 0, avançando rumo ao título da competição.
Ganso fora
Com o meia Paulo Henrique lesionado (lesão no músculo reto anterior da coxa direita), a disputa por uma vaga no meio-campo do Santos está aberta. E o jovem Alan Patrick, principal candidato a ocupar o espaço deixado por Ganso na equipe, elogiou bastante a força do elenco, garantindo que quem entrar dará conta do recado.
Alan Patrick já exerceu essa função em outras oportunidades e, diante do Corinthians, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, no último domingo, no Pacaembu, foi o substituto de Paulo Henrique Ganso quando este teve que deixar o campo no intervalo.Tímido e demonstrando respeito aos seus concorrentes na disputa pela vaga deixada por Ganso, Alan Patrick lamentou a falta que o camisa 10 irá fazer ao time - Paulo Henrique deve ficar seis semanas longe dos gramados - e destacou a força do elenco na tentativa de suprir a sua ausência.
"Nós ficamos tristes pela contusão do Ganso, porque sabemos que ele irá fazer muita falta. Mas temos que mostrar a força do grupo. Temos um elenco forte. As
oportunidades aparecem assim. Quem for entrar no seu lugar vai jogar bem e dar conta do recado", disse. Além de Paulo Henrique Ganso, o volante Arouca também não viajou para a Colômbia. O jogador está com um desconforto muscular na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico santista para a partida contra o Once Caldas.