** “Parabéns a você, nesta data querida...", assim abro a coluna, homenageando a torcida da Votuporanguense e os responsáveis pela vitória deste domingo no Plinio Marin. Ouvi o jogo pela rádio Cidade, vibrei com o resultado, com a empolgação da torcida que esteve em grande número no estádio, e me senti nas arquibancadas. A Alvinegra assume a liderança isolada do grupo 1, deixando Fefecê,Tanabi e José Bonifácio para trás. São nove importantes pontos que servem para deixar o time mais tranqüilo para a seqüência da Quarta Divisão. O Fefecê merece respeito pelo o que vinha fazendo mas em casa, o Alvinegro não poderia recuar ou demonstrar receio ao adversário. O Fefecê teve momentos de domínio da partida ,
criou chances e esteve próximo do gol, mas abrir o placar logo no primeiro tempo, foi fundamental para a Votuporanguense. O Fefecê pareceu ter sentido o golpe, o que elevou o moral do CAV que soube como manter o resultado e ainda criar chances no segundo tempo. Meus cumprimentos a Fernandópolis e os meus parabéns por esta data querida e inesquecível.
**Foi só o começo. A primeira rodada, obviamente, não pode servir para dizer quem será campeão, apontar os que brigam pelo título e os que devem cair. Começar vencendo ajuda, mas num campeonato deste tamanho com várias oportunidades pela frente, o torcedor deve ser sensato ao avaliar o que seu clube fez na estréia. No sábado, Santos e Internacional fizeram um jogo pouco agradável com o Peixe comemorando, e com razão, o ponto conquistado. Empatar em casa se utilizando de um time misto e desentrosado contra o poderoso Inter de Falcão não é resultado para se lamentar. De negativo mais uma fraca atuação de Keirrison que definitivamente não consegue reeditar, no Santos, o que fez no Coritiba e no Palmeiras.. E ainda no sábado, o gol e a boa atuação de Ronaldinho Gaúcho encheram os olhos de quem viu o Flamengo vencer o misto do Avaí. O Atlético Mineiro nos apresenta dois garotos que podem se destacar neste campeonato: Filipe Souto e Giovanni Augusto. Eles foram muito bem na vitória sobre o retrancado Atlético Paranaense em Sete Lagoas. O Vasco venceu o Ceará mas ambos estavam focados na Copa do Brasil, se armaram para este primeiro duelo do Nacional com equipes mistas, e por isso impossível se tirar conclusão até para o que podem fazer no torneio que neste instante, lhes interessa mais.
No domingo, as vitórias de Palmeiras,Corinthians e São Paulo, merecem destaque. O Verdão jogou em casa, com o "Teixeirão" vestido nas cores do clube. Kléber, o homenageado, retribuiu com um belo gol, com um drible curto e um chute forte, sem chances para o goleiro Jefferson. O jogo não foi dos mais agradáveis e o Palmeiras ainda carece de mais jogadores, afinal não se pode viver apenas do ótimo Marcos Assunção. Em Porto Alegre, a virada do Corinthians foi na raça diante de um adversário que começou melhor, fez 1 a 0 mas sucumbiu diante da pressão alvinegra. Os pênaltis, na minha opinião, aconteceram. O belo gol de Liedson premiou quem teve mais gana para vencer. No Rio, Lucas voltou a jogar bem e ajudou o São Paulo a vencer o Fluminense. O garoto fez um belo gol, participou de várias jogadas e ao lado de Dagoberto se encarregou de fazer o placar do jogo. Dos favoritos ao titulo, o Cruzeiro foi a decepção perdendo graças a falha do ótimo goleiro Fábio. Nada que não se possa recuperar mais adiante Repito, nada de empolgação ou descrença. Esta foi só primeira rodada. Ainda tem muita coisa para acontecer até 4 de dezembro.
**Lamento a contusão de Alexandre Pato, excelente jogador que poderia ajudar muito na Copa América, mas ao mesmo tempo ela abre a possibilidade do treinador convocar outro jogador.. A dúvida é se ele vai "inventar" alguém ou chamar um nome já conhecido. O ataque já está prejudicado sem os passes de Ganso.