Da Redação
Depois da última rodada do Paulistão neste domingo (17), a tabela teve mudanças que alteraram os jogos das quarta-de-final do Campeonato. Começando pelo topo. O Palmeiras tropeçou em Campinas contra a Ponte e deixou escapar a liderança para o São Paulo, que empatou em casa com o Oeste. Com a vitória, a Ponte subiu de oitavo para quinto lugar.
O Corinthians venceu por 2 a 0 o Santo André e, no saldo de gols, ficou em terceiro, superando o Santos, que mesmo ganhando de 3 a 0 do Paulista, ficou com o quarto lugar. A única vaga que ainda restava para a próxima fase, disputada por São Caetano, Paulista, Americana e Portuguesa, foi conquistada pela equipe do Canindé, após tropeço dos rivais e gol aos 44 min do segundo tempo. Já na briga para fugir do rebaixamento, Ituano e Linense conseguiram escapar e rebaixaram Noroeste e São Bernardo.
Com sete agremiações classificadas antecipadamente para a fase final do Paulista, São Caetano, Paulista, Americana e Portuguesa lutavam por apenas uma vaga. O time do técnico Jorginho empatava com o São Bernardo, por 0 a 0, até os 44 min do segundo tempo, quando Ananias fez o gol da classificação. Como o Paulista perdeu para o Santos por 3 a 0, o Americana foi derrotado pelo o Grêmio Prudente por 1 a 0, e o São Caetano tropeçou em casa diante do Linense, ao perder por 2 a 0, a Portuguesa passou de fase.
Na parte de baixo do campeonato, duas vagas ainda sobravam para se juntar a Grêmio Prudente e Santo André e definir os quatro rebaixados na competição. Candidatos ao decesso, Botafogo e Linense venceram Mirassol e São Caetano, respectivamente, e garantiram a participação no próximo ano.
Já o São Bernardo levou um gol no final do jogo contra a aspirante a classificação,
Portuguesa, e deu adeus para a Série A1. Esse resultado beneficiou principalmente o Ituano, que com a vitória por 2 a 0 no confronto direto diante do Noroeste, se salvou pelo saldo de gols.