Ex-levantador da seleção esteve em Votuporanga e destacou o esporte como ferramenta de inclusão
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Maurício Lima, esteve em visita ontem em Votuporanga. O ex-atleta foi recebido pelo prefeito Nasser Marão Filho, pelo secretário José Ricardo Mineiro e dezenas de alunos da rede pública de ensino, além de atletas da SEL e fãs em geral, no Complexo Esportivo Mário Covas.Maurício esteve na cidade como parte do projeto "Embaixadores do Esporte", desenvolvido pelo Banco do Brasil.
Durante aproximadamente uma hora, o ex-levantador bicampeão olímpico falou de maneira bem descontraída com os jovens. Os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao ídolo.
Foram levantadas questões sobre os caminhos que ele percorreu no esporte, títulos, desafios, dramas. Tudo respondido de maneira bem solícita e amigável. Após a conversa, todos os tiveram a oportunidade de receber um autógrafo e ser fotografado com o atleta.
Maurício disse à reportagem do jornal A Cidade que não veio à Votuporanga à procura de atletas de alto rendimento, mas que o projeto de "Embaixadores do esporte", tem o objetivo de usar o as modalidades esportivas como ferramentas para inclusão social.
"Hoje eu vejo o esporte como algo fundamental para o país. Chegar ao nível de alto rendimento como eu cheguei é para poucos e a gente sabe disso. Fazemos uma coisa muito mais ampla, encaramos o esporte de outra forma, mostrando como ele foi valioso e para mim e para qualquer pessoa", afirmou Maurício. Para o ídolo olímpico, o esporte deve ser valorizado em todas as modalidades, e que dessa forma o poder social do esporte é muito forte. "A palavra "esporte" é muito maior do que o vôlei, futebol ou natação. É tudo em um contexto que pode mudar
socialmente um país", destacou.
Sobre o carinho recebido pelos fã e pelas crianças votuporanguenses, Maurício rasgou elogios e agradeceu o carinho. "Sei que muitas das crianças que estiveram aqui hoje não me viram jogar, mas os pais, irmãos, tios viram. Eu estou muito feliz por estar aqui, com bastante gente, bastante criança. As pessoas me trataram muito bem, e quando a gente é bem tratado da vontade de voltar", encerrou o embaixador do esporte.
Uma das pessoas ligadas ao vôlei votuporanguense que estavam presentes ontem no Complexo Mário Covas, o professor de educação física Roberto Moreira Costa, que há 27 anos trabalha com o esporte em escolas da rede estadual de ensino, afirmou que a visita de Maurício é muito importante para as crianças e jovens, principalmente aqueles que almejam seguir na carreira esportiva. "O contato com um ídolo, ou com alguém que conseguiu se formar no esporte é muito positivo. Tenho certeza que quem esteve presente jamais esquecerá deste dia", afirmou o professor.
Leia na íntegra a versão online