** Foi gravado na terça-feira o programa "Mesa Redonda" com a entrega do troféu aos melhores do campeonato, escolhidos pela internet. O programa será exibido neste domingo às 21 horas na TV Gazeta, e o time ficou sendo este: Júlio César, Mariano, Chicão, Leandro Euzébio e Roberto Carlos; Elias, Marcos Assunção, Montijo e Conca; Neymar e Jonas. Dos escolhidos, Montillo não apareceu, mas deixou gravado depoimento e entre as honenagens especiais, a mais emocionante foi a Éder Jofre. Mano Menezes também recebeu uma atenção especial do programa. Muricy Ramalho foi escolhido o melhor treinador; o melhor jogador, como não poderia deixar de ser, foi Conca, do Fluminense.
** A festa organizada pela CBF e TV Globo com transmissão do SPORTV, segunda-feira, além de não ter premiado os melhores do Brasileirão, ainda foi um fiasco de organização.
Enquanto 200 convidados foram barrados, entre eles Roberto Dinamite, presidente do Vasco, e Willian, zagueiro do Corinthians, centenas de torcedores do Fluminense, entraram sem nenhum problema. Vários astros da Globo estavam no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e alguns levaram convidados, que também não foram barrados. O evento é particular, entra quem os donos deixarem, mas bem que poderiam organizar melhor.
** Andres Sanchez exagerou e foi, no mínimo, desrespeitoso. O que ele disse, realmente é verdade, mas nessa hora em que um clube adversário comemora o título, não cabe uma piada de mau gosto como aquela num discurso que começara bem e que até foi aplaudido. Andres depois, atacou Felipe dizendo que ele tinha se vendido para entregar o jogo para o Flamengo, ano passado. Ele pode até estar certo, mas por que ele não tirou o goleiro do time, afinal Felipe jogou mais de 50 jogos depois do episódio?
** Confirmado para junho do ano que vem o amistoso entre Brasil e Holanda, e em território nacional, o que é melhor ainda. Resta saber onde será, mas desde já afirmo que haverá uma intensa disputa entre as cidades com bons estádios. Hoje, apenas um estaria a altura de um jogo como este, o Engenhão, no Rio de Janeiro.
** O Goiás deu uma de Palmeiras, entregou o título da Sul-Americana para o Independiente e ainda deu a Grêmio e Flamengo, vagas na pré-libertadores e na Sul-Americana. E mais, o São José de Porto Alegre ganhou vaga na Copa do Brasil pela vaga aberta pelo tricolor no torneio sul-americano. Ou seja, o Goiás foi Papaei Noel de três equipes num pacotão só.
** Os cruzamentos da Sul-Americana seriam de clássicos entre paulistas e cariocas caso o Goiás vencesse, mas agora, São Paulo e Palmeiras foram separados. O tricolor vai pegar o Ceará e o Verdão, o Vasco. Antes eles se enfrentariam, como aconteceria com Botafogo e Vasco, desmembrados como os times de São Paulo. O Vasco pega o Palmeiras e o Atlético Paranaense, o Flamengo.
** A Associação dos Crônistas Esportivos de São Paulo divulgou os premiados deste ano na eleição dos melhores. Em narração de rádio, deu José Silvério, mais uma vez e com méritos, afinal ele é o professor de todos; como comentarista o prêmio foi para Osvaldo Pascoal da Globo e como repórter, Wanderley Nogueira foi o escolhido. Milton Neves, como era esperado e tem sido assim nos últimos anos, foi o melhor apresentador de rádio. Na TV aberta, Cléber Machado, Mauro Betting e Fernando Fernandes foram os escolhidos e na TV por assinatura, Milton Leite, Maurício Noriega e Carlos Cereto, todos do SPORTV, levaram. A entrega é nesta segunda-feira no Esporte Clube Sírio.
** Não gostei do que vi no tal jogo que teria inovações, realizado quinta em São Caetano do Sul. Parar o jogo pra se discutir se foi ou não, num monitor de TV, não é legal, demora-se demais e pior, poucos levaram a sério. A implantação do cartão azul pode ser válida, a volta de um jogador substituído, é para se estudar, mas parar o lance e colocá-lo para uma comissão, não é legal.