** O empate com o Flamengo foi ruim para o Corinthians, mas foi bom para o Campeonato Brasileiro. O Fluminense recuperou a ponta após vencer o bom Grêmio, e retoma o caminho que pode lhe dar o título, mas muita coisa pode acontecer até o fechamento da rodada 32, neste sábado. Faltarão seis rodadas e a pequena distância de uma equipe para outra, na briga por caneco e Libertadores, deve fazer desta reta final uma das mais empolgantes, o que tem acontecido nesta fórmula de pontos corridos. O São Paulo ainda sonha e matematicamente dá para chegar à Libertadores do ano que vem, mas outros times estão bem próximos, o que é uma séria ameaça ao time de Carpegiani.
** Mano Menezes acertou ao convocar Ronaldinho Gaucho que pode dar à Seleção um toque de classe que falta sem Ganso, mas bem que poderia dar uma chance a Jonas, do Grêmio. Douglas, seu companheiro, é o canhotinha que Mano precisava para tentar resolver a ausência do meia do Santos.
** Mês que vem os árbitros de São Paulo farão um teste usando o quinto e sexto árbitros, o que será colocado em prática no estadual do ano que vem. A FIFA teve se reunir para regulamentar a utilização deles, mas como acontece no Campeonato Carioca e em vários torneios na Europa, por aqui eles também ganharão espaço. O poder de atuação será o mesmo dos assistentes, ou seja, poderão ajudar o árbitro principal a marcar faltas e irregularidads e não só nas áreas de meta, mas sim em todo o seu raio de visão. Com estes árbitros atrás dos gols, a FIFA espera impedir erros como o que classificou a França para a Copa da África, após Henry ajeitar com a bola a mão, na vitória contra a Irlanda. Mas o principal erro do ano foi o gol não foi validado no jogo Inglaterra x Alemanha, no mesmo torneio, após a bola passar a linha. Com um dos árbitros ao lado da meta, seria difícil um gol como este não ser visto. Esses árbitros devem ter em mãos bandeiras eletrônicas como os assistentes, com a diferença de que apenas segurarão o cabo, e quando necessário for chamar a atenção do apitador, um sensor é acionado por um botão. Outra possibiliade é se usar um microfone como
já é feito ou até os dois instrumentos, o que evitaria uma falha.
** Falando em arbitragem, o que teria feito o assistente Eric Bandeira mudar de idéia e não marcar impedimento de Lincoln no momento exato e só depois avisar o árbitro Marcelo de Lima Henrique? Eric está na geladeira da CBF por marcar impedimento que não aconteceu no jogo Botafogo x Corinthians, no Pacaembu, mês passado. Herrera fez o gol do time carioca, mas o bandeira parou o lance. Eric não deveria trabalhar pela Conmebol se foi punido pela entidade nacional.
** Leonardo Gaciba encerrou sua carreira e será comentarista de arbitragem da rádio Gaúcha e da TV Globo no Rio Grande do Sul. Com problemas psicológicos, ele não consegue ser aprovado nos testes físicos da CBF, e prematuramente resolveu parar com o apito.
** Temendo que os grandes clubes abandonem a primeira parte do Paulistão, o dono da FPF, Marco Polo Del Nero, resolveu colocar no regulamento do campeonato do ano que vem, que oito passarão para a segunda fase. Assim ele espera que Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo se classifiquem, garantindo estádios com bom público e os lucros com as transmissões de TV. O campeonato tem como novidade o Linense, que nos anos 80 foi adversário da A.A. Votuporanguense, na extinta Intermediária.
** Se Lins pode ter um clube na Primeira Divisão, Votuporanga também pode.
** Como era de se esperar, foi aprovada a venda da área do "Plinio Marin", o mais correto neste momento em que a cidade aguarda o centro esportivo que será construído em breve. Votuporanga, crescendo como está, necessita de algo à altura de seu progresso e, infelizmente, o querido estádio, em alguns anos, não suportará mais a necessidade do futebol local, e sua área deve ser melhor aproveitada.
** Conversei esta semana com Edson Rufino, que foi preparador fisico da AAV e
que após desenvolver um trabalho com o Velo Clube de Rio Claro, está retornando
ao Japão onde morou por 11 anos. Rufino estava na companha de Jenildo,
centroavante daquele timaço que a Alvinegra tinha e que foi comandado por Ilzo
Nery e Varlei de Carvalho. Ilzo foi quem trouxe Jenildo, que antes teve passagens
marcantes por Noroeste e Ituano e fez parte do elenco do Corinthians, campeão
Paulista de 77. Ambos guardam lembranças de Votuporanga, falam com carinho
de suas passagens aqui, da fanática e maravilhosa torcida e ficaram contentes
com o retorno do futebol profissional este ano. Jenildo se emocionou quando lhe
disse que Lima, seu companheiro em 87, havia falecido.