** E não é que o Fluminense voltou para a ponta do Campeonato Brasileiro! Pelo saldo de gols, mas não importa, o que valeu foi recuperar a liderança que era do Cruzeiro que perdeu o eletrizante clássico para o Galo. O Botafogo tirou proveito do empate em Curitiba e ficou com a incerta quarta vaga da Libertadores após vencer o Vitória, quebrando uma série de 8 jogos sem vencer. Em Uberlândia, Obina deitou e rolou e fez três num jogo eletrizante que terminou com a vitória do Altético Mineiro. O Cruzeiro poderia ao menos ganhar um ponto que Montijo não fizesse uma graça desnecessária num momento tão importante do jogo.
Cavadinha é arriscadíssimo e num clássico como o dos mineiros e naquela altura o melhor é encher o pé. Só Loco Abreu para bater cavadinha em Copa do Mundo e marcar como se estivesse jogando um "casados e solteiros". No clássico gaúcho a soberania do Grêmio no primeiro tempo dava pinta de que teríamos goleada, mas o Colorado conseguiu o dois a dois, o que lhe mantém sonhando com alguma coisa, menos o título. O jogo foi bom, a torcida gostou porque viu lances de emoção mas o resultado foi ruim para os dois times que acabaram presos em suas pretensões. O empate entre Vasco x Flamengo não foi dos mais agradáveis, um jogo apenas regular onde o destaque foi a entrada de Dedé, zagueiro do Vasco que foi expulso. Ele foi duríssimo na dividida com o adversário e me fez lembrar Benicião, que não poupava canelas adversárias nos campos amadores em Votuporanga. Benicio, como Dedé, nesse lance, não era maldoso mas exagerava na vontade. Em Fortaleza, o São Paulo desmoronou diante de uma temperatura escaldante e sucumbiu para um Ceará que mereceu vencer. O time da casa jogou melhor. O São Paulo enroscou e deixa seu torcedor desconfiado, mas matematicante ainda tem chances de Libertadores. A série B ficou mais distante do Ceará mas ainda é tormento para o Avaí que perdeu para o Goiás, que também sonha não cair. Deu Verde contra o Avaí. O Atlético Goianiense encontrou o caminho da saída e vai deixando a série B do ano que vem para outros concorrentes. Agora quem caprichou mesmo foi o Santos, o destaque negativo da rodada. Festa pelos 70 anos de Pelé, camisa 70 para Neymar, soco no ar imitando o Rei em comemoração e no final, a derrota para o péssimo Grêmio Prudente. Essa foi a zebra do campeonato inteiro, sem erro. No clássico paulista, depois de sete tropeços, o Corinthians acorda e está, sim, na briga pelo caneco. A vitória na estreia de Tite e diante do maior rival, o Palmeiras, farão as coisas ficarem sossegadas no Parque São Jorge, que não pode mais receber torcida organizada para qualquer tipo de manifestação. Foi comprovado que Bruno César fez falta nas últimas jornadas da equipe e do outro lado, a saída de Valdivia fez aumentar a dor da derrota palmeirense. Aliás sua entrada já foi discutida, afinal se ele estivesse inteiro começaria o jogo.
** Donos de um comportamento condenável, alguns torcedores do Atlético Paranaense voltaram a cuspir em profissionais de imprensa que trabalharam na "Arena da Baixada" neste domingo no empate entre Atlético x Fluminense. Como a arquibancada é próxima das laterais e da linha de fundo, eles tentam atingir as pessoas, e na maioria das vezes, conseguem. Um dos alvos foi o repórter da TV Bandeirantes, Nivaldo de Cillo, e mais outros companheiros, todos obviamente de rádios e TVs que não são de Curitiba. E ainda sobrou para um repórter carioca de rádio que foi atingido nas costas por uma pilha pequena.
** No Pacaembu após a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, jornalistas que deixavam as cabines e se dirigiam aos vestiários foram atingidos por copos de urina e pedaços de pedra. Um imenso ralo de bueiro foi arremessado, felizmente não atingindo ninguém, e equipamentos da Rede TV! foram danificados na correria que ainda machucou de leve uma das pernas da repórter da emissora, Gabi Pasqualim.
** Vem aí um Campeonato Brasileiro com jogos às 20h30 e 21 horas, mas os das
22h não acabarão. A Record entra na briga e vai colocar partidas em horários e
dias difrentes aos da Globo, o que deve acontecer a partir de 2013.