A Holanda venceu o Uruguai por 3 a 2, ontem, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, e chegou à final da Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. A equipe laranja, algoz do Brasil nas quartas de final, já disputou outras duas decisões, em 1974 e 1978. Nas duas, perdeu para os anfitriões daqueles Mundiais. Na primeira, caiu para a Alemanha, e na segunda, para a Argentina.
A Holanda agora espera o vencedor do duelo entre Alemanha e Espanha, que jogam hoje às 15h30 na cidade de Durban. A final da Copa do Mundo está marcada para o próximo domingo, às 15h30, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. Um dia antes, o Uruguai disputa o terceiro lugar da Copa contra o perdedor de Alemanha e Espanha. A chegada até a semifinal do Mundial de 2010 é a melhor campanha do Uruguai desde 1970, quando os bicampeões mundiais perderam nas semifinais para o Brasil.
A Holanda abriu o placar aos 18min, com lindo chute de fora da área do lateral-
esquerdo Giovanni van Bronckhorst, sem chances para o goleiro uruguaio. Aos
40min, Forlán recebeu bola na intermediária, cortou para o meio e chutou forte, de
esquerda, encobrindo o goleiro Maarten Stekelenburg: 1 a 1.
Aos 24 do segundo tempo a Holanda desempatou. Sneijder dominou na entrada da área, ajeitou e chutou. A bola passou entre Van Persie e um defensor uruguaio e entrou. O terceiro gol aconteceu aos 29min, Kuyt cruzou da esquerda e Robben testou com precisão para ampliar. Nos acréscimos, Maxi Pereira chutou de fora e ainda descontou para o Uruguai, mas não dava mais tempo.
Alemanha x Espanha
A Alemanha e a Espanha jogam hoje às 15h30 para ver qual será a adversária da
Holanda na final do próximo domingo. Com a suspensão do meia-atacante Thomas Müller, que recebeu o segundo cartão amarelo diante da Argentina, o brasileiro naturalizado alemão Cacau tem grandes chances de ser escalado como titular pelo técnico Joachim Löw para a semifinal. "Decidirei o time amanhã (hoje) de manhã", limitou-se a dizer.
Quanto ao estado físico do atacante nascido no Brasil, que foi desfalque nos últimos jogos por conta de lesão muscular no abdômen, Löw afirmou que o jogador treinou normalmente com o restante do elenco e não sentiu dores. "Ele ainda terá de ser examinado pelos médicos, mas está 100% à disposição da equipe", comentou.