Até o dia 15 de janeiro de 2026 foram atendidas 3.188 crianças na Educação Infantil no município
Foto: Prefeitura de Votuporanga
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As creches públicas oferecerem um ambiente seguro e educativo, e possibilitam que pais e responsáveis trabalhem ou estudem, fortalecendo a economia local e promovendo inclusão social por meio de políticas públicas voltadas às famílias. Ao jornal
A Cidade, a Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga garante que o município possui vagas para todas as crianças cujas famílias procuraram atendimento na rede municipal de ensino e explica que, embora nem sempre exista disponibilidade na unidade desejada pelos pais ou responsáveis, há oferta de vagas na Educação Infantil, assegurando o atendimento a todos os que buscaram matrícula.
De acordo com dados da pasta, até o dia 15 de janeiro de 2026 foram atendidas 3.188 crianças na Educação Infantil no município. As creches são destinadas a crianças de 0 a 3 anos de idade, enquanto a pré-escola atende crianças de 4 e 5 anos. As unidades de creche funcionam das 6h30 às 18h, oferecendo atendimento em período integral.
Até a mesma data, todas as famílias que procuraram o órgão foram atendidas com vagas em creches, e que o município iniciou o ano letivo com vagas disponíveis em todos os Centros Municipais de Educação Infantil, respeitando a organização territorial e a capacidade de atendimento da rede municipal.
A pasta destacou que pela primeira vez na história do município, o acesso às matrículas em creches foi ampliado por meio de um sistema on-line, disponível no aplicativo Conecta Votuporanga. Segundo a Secretaria, a ferramenta foi implantada com o objetivo de garantir mais transparência, organização e igualdade no processo de matrícula para todas as famílias.
Questionada sobre a existência de previsão para a construção de novas creches, a Secretaria Municipal da Educação informou que vem realizando o mapeamento dos territórios com maior demanda por vagas na Educação Infantil, especialmente em creches, além do Ensino Fundamental. A partir desse diagnóstico, estão sendo planejadas estratégias para a ampliação da oferta, levando em consideração critérios técnicos, dados populacionais, projeções de crescimento e a viabilidade orçamentária do município. “As ações estão sendo organizadas de forma responsável e articulada, para que eventuais decisões sobre a implantação de novas unidades ocorram de maneira planejada, sustentável e alinhada às reais necessidades da população”, finalizou.