Cidade
Alunos denunciam invasão de baratas em salas de aula de Votuporanga
Os estudantes da escola estadual Cícero têm frequentado as aulas junto às baratas, conta aluno, com exclusividade ao A Cidade
publicado em 30/04/2022
Após as pancadas de chuva, as baratas invadiram as salas de aula da escola estadual ‘Profº Cícero Barbosa Lima Junior’, em Votuporanga (Fotos: Arquivo pessoal)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Após as pancadas de chuva, que caíram sobre Votuporanga no começo desta semana, as baratas invadiram as salas de aula da escola estadual “Profº Cícero Barbosa Lima Junior”, em Votuporanga. É o que conta um aluno, que preferiu não se identificar, numa entrevista exclusiva ao jornal A Cidade.
De terça-feira (26) até ontem, ele disse que viu um inseto andando pelo cabelo de uma aluna, outra saindo da mochila de um aluno e outra andando no chão em direção ao pé de uma professora. “A situação está super complicada. Só ontem [anteontem, no caso], vi quatro baratas e matei duas”, contou.
A situação
Os insetos apareceram depois das pancadas de chuva que caíram sobre a cidade na terça, contou o aluno. “Na quarta-feira [27] cedo, só tivemos a última aula, porque as classes estavam alagadas. Quando choveu, escorreu sujeita pelas paredes. Ficaram limpando praticamente durante todos os horários”, disse o estudante, cuja irmã também estuda na escola estadual e presenciou os impactos da chuva por lá.
O aluno também falou sobre como seus colegas e ele se sentiram quando as baratas começaram a aparecer nas salas de aula da escola. “Os alunos estão bastante bravos e enojados com a situação. Eu fiquei em choque e perdi até o apetite. Nós conversamos com a vice-diretora, mas ela falou que, infelizmente, não pode fazer nada e não sabe até quando vai essa situação”, relatou.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com José Aparecido Duran Netto, dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Votuporanga, que fica ao lado da escola, para pedir um posicionamento sobre a situação.
Duran disse que os insetos não apareceram na Diretoria, nem reclamações sobre esse problema, que acredita que pode ter sido causado por conta da reforma pela qual a escola está passando. “Acredito que isso seja uma situação pontual na escola, por terem mexido em alguma parte do esgoto. Como é uma reforma muito grande, podem ter mexido em algum criadouro”, disse.
O dirigente também disse não saber no que foi mexido pelos trabalhadores nesta semana, mas apontou que a reforma é de grandes proporções e descartou a necessidade de dedetizar o espaço. “Não adianta dedetizar nesse momento, porque devem ter mexido em algum lugar por conta da reforma, que é muito grande e está mexendo nas estruturas [da escola]”, explicou.
O dirigente da Diretoria Regional de Ensino também descartou a possibilidade de suspender as aulas na escola. Ele também informou que a reforma está prevista para ser concluída daqui quatro meses.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/alunos-denunciam-invasao-de-baratas-em-salas-de-aula-de-votuporanga-n72871