O diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) falou sobre as metas atingidas em 2019
Celso Penha Vasconcelos, diretor-presidente da Unifev, esteve na Cidade FM (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Celso Penha Vasconcelos, participou de uma entrevista no jornal da rádio Cidade FM nesta sexta-feira e fez um balanço da instituição no ano passado e falou sobre os desafios da Unifev para o ano de 2020.
Celso assumiu a gestão no dia 1 de outubro de 2018. Ele contou que desde que assumiu o cargo, o que mudou na instituição foi uma questão de gestão e a forma de aplicar os recursos da Unifev de uma maneira responsável, para os destinos específicos e que, esses recursos, voltassem aos alunos. “Eu acho que pelo que me lembro, na história da Unifev, nenhuma outra instituição particular da região, teve um programa onde se apresentou redução nos preços das mensalidades e um aumento nos descontos pros alunos”.
Conforme o diretor-presidente, este projeto foi possível por conta de uma pesquisa realizada onde foi constatado a necessidade de adequação de alguns programas de descontos e mensalidades de alguns cursos. “A realidade é fazer com que isso se torne um círculo vicioso na medida que a gente oferece uma redução de mensalidade e isso vai fazer com que tenhamos um número maior de alunos e consequentemente, esse número maior de alunos vai poder fazer frente ou suplantar a perda de receita que nós teríamos com essa redução”, explicou.
Para o presidente, os desafios são grandes, uma vez que a FEV mantém a Unifev, o Colégio Unifev, além da Rádio e TV Unifev, no entanto, os objetivos estão sendo cumpridos e os resultados e as perspectivas para o futuro é positiva. “Tudo certo para o ano de 2020. Já tivemos o vestibular no mês de outubro, vestibulares agendados no mês de novembro e agora estamos partindo para um novo vestibular unificado no próximo dia 26 de janeiro”, disse.
Outra novidade anunciada foi a implantação de novos cursos: Engenharia Ambiental e tecnólogos de Design de Interiores e de Marketing. Segundo Celso, a Unifev possui em torno de quatro mil alunos e, no momento, está em período de matrículas, chegando a atingir 66,8% a mais de procura em relação ao ano passado.
Além do curso de Medicina, as graduações mais procuradas pelos alunos estão Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária e Direito, que é o carro chefe da instituição. Com isso, a Unifev possui alunos de Votuporanga, da região noroeste paulista e outros Estados brasileiros.
Questionado sobre as obras, o diretor-presidente afirmou que já foram concluídas todas as obras que estavam na meta, como o Complexo Poliesportivo e Hospital Veterinário. Para 2020, a intenção é inaugurar um Complexo de Saúde para atender todos os alunos dos cursos da área da saúde da instituiçao e a população da zona Norte. A obra será realizada no prédio onde seria instalado o antigo hospital veterinário e está em processo de licitação e negociação com a Prefeitura de Votuporanga.
Durante a entrevista, Celso também comentou sobre a mudança dos cursos instalados no Campus Centro para a Cidade Universitária. Ele revelou que seria o ideal, no entanto, existem alguns fatores que impedem que isso ocorra, como por exemplo, os cursos da área da saúde. “Basciamente, estamos trabalhando com os cursos da área da Saúde aqui no Centro, de onde possui inúmeros laboratórios e a transferência desses laboratórios para a Cidade Universidtária, ele vai acarrecatar um custo muito grande, que no momento, a gente entende que não é viavel”.
Celso Penha completou dizendo que os demais cursos e as obras estão na Cidade Universitária e acredita, de repente, que em um futuro, essa transferência possa ser possível e realizada.