O tema abordado na redação foi a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”
Manipulação do comportamento do usuário na internet foi o tema da redação do Enem (Foto: Reprodução)
Da redação
O primeiro dia da prova do Enem 2018 aconteceu anteontem em todo território brasileiro com as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e a redação. Em Votuporanga, a aplicação do exame foi realizada nos dois campi da Unifev, e o tema abordado na redação foi a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”.
A escolha do conteúdo para análise da escrita foi muito propícia, principalmente se tratando de estudantes que vivem diariamente em contato com o universo virtual. Em conversa ao jornal A Cidade¸ o professor de redação e análise de texto do Colégio Unifev, Luís Henrique Catanozze alega que o tema abordado foi conveniente.
“O tema foi bastante adequado a alguns fatos ocorridos no primeiro semestre deste ano, inclusive, em março, uma importante revista do país fez alusão ao tema. É fato mesmo: existe uma manipulação, existe um controle de dados feito pela internet”, disse Luís Henrique Catanozze.
Segundo o professor, falar sobre a internet facilitou o desenvolvimento do aluno na hora de redigir a redação da prova. “Nossos adolescentes desenvolveram uma grande intimidade com a internet e suas ferramentas. Além disso, houve muita publicação de temas e tendências para a redação do Enem de 2018. Podemos afirmar que os estudantes ficaram confortáveis ao produzirem seus textos dissertativos-argumentativos”, falou.
Por se tratar de um assunto habitual no cotidiano da sociedade atual, os participantes poderiam trabalhar com diversas vertentes e, de acordo com o professor, a melhor maneira de fazer uma boa escrita era particularizar a proposta. “O enfoque solicitado está mais relacionado ao jeito com o qual as pessoas se relacionam na internet,e há quem tenha interesse nisso, nessa avaliação de nossos perfis.Daria para escrever também sobre uma homogeneidade do comportamento e a particularidade de que os usuários não têm acesso à diversidade de opiniões nesses ambientes”, completou.
“Quanto a exemplos, poder-se-ia falar sobre as eleições nos Estados Unidos e também a do Brasil, sobre como houve uma certa manipulação de dados”, finalizou Catanozze.