Segundo a Secretaria da Saúde de Votuporanga, pelo menos uma pessoa foi picada pelo animal por dia em Votuporanga (Foto: Reprodução)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Os acidentes com animais peçonhentos têm se tornado frequentes em Votuporanga. É o que apontam os dados da Secretaria Municipal da Saúde. Até o momento, a pasta registrou 343 vítimas desses animais. Foram registrados 19 acidentes com abelhas, nove com aranhas e um com cobra.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Votuporanga, os escorpiões lideram o ranking de acidentes com 314 vítimas. Pelo menos uma pessoa foi picada pelo animal por dia na cidade. Os bairros mais afetados são o Pozzobon, São João e Vila América.
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, solicita para que no caso de aparecimento de escorpiões, o morador entre em contato pelo 0800 770 9786 para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes.
“O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) faz permanentemente orientações durante as visitas de rotina aos moradores; ações importantes para evitar acidentes com escorpiões: não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los”, afirmou a pasta.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Votuporanga, os escorpiões podem surgir de tubulações de esgoto, terrenos baldios com entulhos e restos orgânicos em busca de alimento. As ocorrências pelo aparecimento de escorpiões são registradas o ano todo.
“Na hipótese de picada, a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao hospital ‘Fortunata Germano Pozzobon’, na zona norte”, orientou.