A Elektro explicou para o A Cidade que há condições para renegociação das dívidas e que cobra taxa de religação
Há condições para renegociação das dívidas dos inadimplentes
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A crise que atinge o país fez a inadimplência crescer em diversos setores, inclusive em questões essenciais. Em Votuporanga, 4% das clientes da Elektro devem conta de energia.
A Elektro conversou com o jornal A Cidade sobre a situação. A empresa explicou que a taxa de inadimplência no município está dentro do patamar estimado para o período. “Em Votuporanga, o índice de inadimplência está estável, em 4%”, comentou.
O A Cidade fez vários questionamentos à Elektro (quantas pessoas devem conta de energia atualmente em Votuporanga; o valor desse total de dívida dos consumidores; como o consumidor pode renegociar a dívida; se a concessionária oferece algum tipo de desconto na renegociação; como funciona o religamento; e se consumidor paga alguma taxa), porém a empresa respondeu somente algumas questões e sem dar muitos detalhes.
De acordo com a Elektro, para conhecer as condições de negociação, o cliente deve comparecer ao espaço de atendimento (rua Alagoas, 3.534, Bandeirantes, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento ao Cliente no 0800 701 0102.
Em relação ao desligamento da energia da pessoa inadimplente, a Elektro explicou que utiliza ferramentas estáticas no qual o corte é efetivado dependendo do perfil de pagamento do cliente, sempre respeitando os critérios regulatórios. “O cliente que tem a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência deve quitar todos os débitos para solicitar a religação. Conforme regulação vigente há taxa de religação a ser paga”, contou.
Para se ter uma comparação, o último levantamento da Saev (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) mostrou que mais de 1.100 pessoas devem conta de água, e a dívida ultrapassa R$ 300 mil. Segundo a autarquia, 1.147 unidades consumidoras, de em um total de 36.507, estão inadimplentes com a Saev. O número é considerado baixo, porque é de somente 3%. O valor total da dívida dos consumidores é de R$ 301. 969,06.