Testes serão realizados, gratuitamente, no dia 11, das 9h às 16h, na Concha Acústica
Os quatro Rotary Clubs de Votuporanga – Votuporanga, 8 de Agosto, Novo Milênio e Novas Gerações – em parceria com a Unifev e Secretaria Municipal da Saúde, realizam campanha gratuita para detectar focos de hepatite em Votuporanga. A coleta acontecerá no dia 11, na Concha Acústica, das 9h às 16h.
De acordo com o coordenador da campanha, o médico e rotariano José Luiz Sanches Vargas, o público-alvo serão as pessoas com idade acima de 40 anos e algumas que, eventualmente, fazem parte de grupos de risco, como usuários de tatuagens e piercing.
Vargas destacou que se trata de um trabalho pioneiro na região, em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). A ABPH tem realizado os testes apenas nas capitais e agora está estendendo para o interior. A campanha em Votuporanga será piloto e servirá de base para ser aplicada nas demais cidades que integram o Distrito 4480 do Rotary International, com sede em São José do Rio Preto.
De acordo com os boletins explicativos da ABPH, a hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas. Por isso é conhecida como “assassina silenciosa”. Causada por tipos de vírus que provocam uma inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são hoje portadoras desse vírus, sem saber disso. Os dois tipos mais perigosos são: hepatite: B e C.
As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado. A transmissão pode acontecer quando se compartilham utensílios como aparelho de barbear, alicate de unha, agulha e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos.
A hepatite B é sexualmente transmissível (DST), e é muito fácil de pegar. Uma mãe portadora do vírus pode transmitir a doença para o filho, principalmente no momento do parto.
Os seguintes objetos não devem ser compartilhados: lâminas de barbear, lâminas de depilação, escovas de dente, agulhas e seringas, materiais para fazer tatuagem e piercing. Usuários de drogas não devem compartilhar cachimbos e canudos.
Existe vacina para a hepatite B e é oferecida em todas as UBS para pessoas de até 29 anos, gestantes, hemofílicos, portadores do vírus HIV, pacientes que fazem hemodiálise, profissionais da área da saúde, manicures, policiais, bombeiros, profissionais do sexo e usuários de drogas.
Infelizmente não existe vacina para a hepatite C.