Alunos do curso de Medicina atenderam mulheres do programa municipal Votuporanga em Ação com diversas atividades
A Secretaria de Direitos Humanos de Votuporanga encerra na segunda-feira (9/5) uma parceria de sucesso com a Unifev. Cerca de 30 mulheres atendidas do programa municipal Votuporanga em Ação receberão certificados do projeto desenvolvido com o curso de Medicina da instituição de ensino. O ato terá início às 15h30, na sala três – prédio um – no Campus Centro.
Foram seis encontros envolvendo universitários e comunidade, às segundas-feiras, na Unifev. A iniciativa teve início em abril, visando trabalhar a saúde feminina de forma preventiva.
Entre os conteúdos ministrados foram: hábitos e alimentação saudável; prevenção do câncer de mama e do colo do útero; medidas de proteção e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); técnicas de utilização dos métodos contraceptivos e prevenção às hepatites.
Algumas atividades práticas foram realizadas simultaneamente com o grupo de participantes, com acompanhamento de profissionais como autoexame de mamas, aferição de pressão arterial, verificação da glicemia e medição antropométrica.
O secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, destacou a importância da parceria. “Palestras educativas foram realizadas com objetivo de disponibilizar informações para facilitar a compreensão das temáticas, atuando na prevenção e promoção da saúde da mulher”, disse.
A professora da Unifev, Denise Rack, enfatizou que o objetivo é que as participantes tornem-se conscientes sobre atitudes que trazem benefícios à sua saúde, da importância do autocuidado e do acompanhamento periódico com profissionais de saúde.
A coordenadora do curso de Medicina, Vera Fugita, destacou que a Unifev é parceira da administração municipal, nas pastas de Saúde, Assistência Social e Educação. “Nas áreas de Assistência e Educação focamos na disciplina de prática de integração ensino/serviço/ comunidade. Na Saúde, a parceria é ainda maior, com o treinamento de habilidades e atitudes médicas nas unidades básicas de saúde. Nosso objetivo é a formação médica de atender integralmente o paciente, voltado para melhorar a qualidade de vida. O aluno já vai compreendendo que trabalho médico precisa ser desenvolvido em rede de atenção. O indivíduo que precisa de cuidados também é o mesmo que precisa de Assistência Social, Educação e Direitos Humanos”, disse.