A secretaria da Saúde de Votuporanga confirmou ontem a Dengue como a causa da morte da jovem Beatriz Servino
A secretaria da Saúde de Votuporanga confirmou ontem a Dengue como a causa da morte da jovem Beatriz Servino (Foto: Redes sociais)
Da redação
A secretaria municipal da Saúde de Votuporanga confirmou ontem o registro da segunda morte por Dengue na cidade. Trata-se da jovem Beatriz Servino dos Santos, de apenas 20 anos de idade, que faleceu no dia 19 de fevereiro, mas só teve a confirmação da doença como causa da morte agora, após o resultado de exames.
Como noticiado pelo A Cidade na época do falecimento, Bia, como era conhecida, estava em tratamento contra a Dengue, quando começou a sentir fortes dores no peito e falta de ar, sendo encaminhada ao Mini Hospital do Pozzobon. Ao dar entrada na unidade, conforme familiares, os médicos perceberam que as plaquetas da jovem estavam muito baixas e decidiram lhe encaminhar para a Santa Casa de Votuporanga.
Antes da transferência, porém, a moça sofreu uma parada cardíaca e apesar das tentativas de reanimação, ela acabou não resistindo e morreu, por volta das 5h30 do dia 19 de fevereiro. Com a confirmação de Dengue como causa da morte, Beatriz Servino se tornou a segunda vítima fatal da doença só no começo deste ano. Em 2024 foram confirmadas 14 mortes provocadas pelo vírus.
Além dos dois óbitos já confirmados neste ano, Votuporanga contabiliza 2.617 casos de Dengue e há ainda outros 1.625 em investigação. Também já foram registrados dez casos de Chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e mais cinco aguardam a confirmação dos exames.
Ajuda
A população em geral pode ajudar na luta contra a Dengue cuidando de suas casas e quintais. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água parada.
As pessoas podem ajudar eliminando recipientes que possam acumular água em suas casas e comunidades, como vasos de plantas, pneus velhos, recipientes de armazenamento e outros itens que possam se tornar locais de reprodução para os mosquitos. Manter quintais, pátios e áreas comuns limpas e bem cuidadas pode ajudar a reduzir os locais onde os mosquitos podem se reproduzir.
Além disso, é necessário limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do mosquito. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.