A coordenadora da SAB, Viviani Rodante, explicou como o programa será desenvolvido e seus efeitos na vida dos alunos de Votuporanga
A coordenadora Viviani ressalta que na escola SAB às atividades são apresentadas a partir do 6° Ano com o projeto ‘Árvore dos Sonhos’ (Fotos: A Cidade e Arquivo Pessoal)
Lara Matozo
Estagiária sob supervisão
lara@acidadevotuporanga.com.br
Com a implementação do novo ensino médio, uma disciplina se tornará obrigatória na grade escolar dos alunos este ano: a ‘Projeto de Vida’, que ajudará os estudantes a se conhecerem melhor e tomarem decisões relacionadas ao seu futuro pessoal e profissional. O programa foi implantado no ano passado como experimentação, por meio do projeto Inova, proposto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Em Votuporanga, a Escola Estadual "Professora Sarah Arnoldi Barbosa" (SAB) tendo como diretora Isabel Cristina Bertolo e vice-diretor Idean Cezare, foi a pioneira do município na implantação da disciplina. De acordo com a coordenadora da instituição, Viviani Rodrigues Rodante, em entrevista ao jornal
A Cidade, por ser de ensino integral, a escola possui o projeto desde 2014 e as demais instituições iniciaram no ano passado, como experimentação.
“A SAB não tinha o projeto como experimentação, ela era a única escola em Votuporanga que entre anos de 2013 e 2014 desenvolvia a disciplina, que acabou não sendo mais um projeto, mas sim, um programa, então já tinha passado da fase experimental. As outras instituições de ensino da cidade adquiriram a disciplina no ano passado como experimentação do projeto Inova e agora este ano, em todas as escolas, sendo de ensino integral ou não será obrigatória”, ressaltou Viviani.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estipula as habilidades e os conteúdos que deverão ser desenvolvidos pelas escolas, e o ‘Projeto de Vida’ trabalha o protagonismo do jovem na instituição e promove o autoconhecimento em suas potencialidades e vontades, das quais são apresentados três pilares: o pessoal, social e profissional.
No pilar pessoal, os alunos aprendem a lidar com seus desejos e desenvolver suas habilidades; no social é trabalhado ações de cidadania e leva a reflexão sobre os relacionamentos interpessoais, e por fim, o pilar profissional onde os estudantes irão pensar sobre seu futuro e através dos itinerários informativos escolhidos no ensino médio, refletem sobre seu futuro. A coordenadora explica que a disciplina ensina o jovem a transformar um sonho em projeto de vida.
“O objetivo é mostrar para o aluno que o sonho que ele tem hoje, se for bem planejado e se for traçado o que precisar para alcançar, é possível conquistar, não é que seja simples, mas se torna mais fácil”, completou a coordenadora.
A Secretaria de Educação, oferece um material destinado aos professores das aulas de ‘Projeto de Vida’, lá consta as atividades que devem ser desenvolvidas para levar ao jovem a querer sonhar, planejar seu futuro e ter maior qualidade no rendimento dos estudos. A disciplina surgiu como sendo obrigatória apenas para o ensino médio, porém, em 2022, todas as escolas públicas estaduais do ensino fundamental I até ensino médio deverão adotá-la.
Na escola SAB, às atividades são apresentadas a partir do 6° Ano com o projeto ‘Árvore dos Sonhos’, que consiste em uma lista feita pelos alunos, onde eles destacam suas metas para o futuro. “Na ‘Árvore dos Sonhos, é como se o aluno tivesse plantando uma sementinha, que com o passar dos anos vai amadurecendo. Queremos que o jovem entenda que, por exemplo, não importa se hoje ele tem um sonho e com o passar do tempo mude, o que é importa é que ele perceba que todo sonho para ser alcançado, precisa de esforço e planejamento”, salientou Viviani.
A coordenadora ainda afirmou que há alunos que preferem deixar os sonhos ‘guardados’ em uma cápsula, onde a equipe gestora e de professores denominaram como ‘Cápsula dos Sonhos’ e todos esses desejos são preservados e quando a turma de alunos chega ao último ano na escola, o 9°, essa cápsula é aberta e os estudantes refletem sobre seu empenho.
“Nossos alunos analisam sobre seu projeto de vida, se houve mudança ou se eles se dedicaram para alcançar o sonho, tudo é atualizado. Por exemplo, o estudante que fez o 6° Ano e agora estará no 7°, terá uma revisão dos sonhos, eles irão pegar o papelzinho que colocaram na cápsula e vão refletir sobre, se mudou o posicionamento ou se identificaram com outras áreas”, disse a coordenadora.
A avaliação é feita pelos docentes da disciplina, que podem ser professores formados em qualquer área do conhecimento. Eles irão analisar o nível de engajamento dos alunos, como sendo satisfatório, parcialmente satisfatório ou insatisfatório.