Ao adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios, os padrinhos devem levar os presentes nas agências da cidade
No ano passado, foram enviadas 252 cartinhas das crianças às agências dos Correios em Votuporanga (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O prazo para os ‘padrinhos’ adotarem as cartinhas das crianças enviadas para a campanha Papai Noel dos Correios está chegando ao fim. Os interessados em participar da ação devem retirar as cartas nas agências em Votuporanga até a próxima sexta-feira, dia 13.
Segundo a assessoria dos Correios, participaram da campanha deste ano crianças de até 10 anos que enviam pelos Correios uma cartinha ao “Papai Noel” e crianças matriculadas na rede pública de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano, independentemente da idade). Assim como portadores de deficiência física e mental de todas as idades.
Ao adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios, os padrinhos devem levar os presentes nas agências da cidade também até a próxima sexta-feira, para que a agência do correio participante possa realizar a entrega para a criança, que ocorre à medida que eles chegam na agência.
Qualquer pessoa pode ser um padrinho. “O padrinho deve ir à agência de correio participante, ler as cartinhas disponíveis para adoção e adotar a cartinha que mais lhe agradar (ou as cartinhas, pois não existe limite de cartinhas para adoção)”, explicou.
No ano passado, foram enviadas 252 cartinhas das crianças às agências dos Correios em Votuporanga, sendo que 212 foram adotadas pelos padrinhos.
Conforme a assessoria dos Correios ao jornal A Cidade, os pedidos são preferencialmente de brinquedos, material escolar e roupas. “Outros itens solicitados poderão ser avaliados. Os pedidos de alimentos são desclassificados, além disso, é selecionada apenas uma carta por criança”, completou.
A campanha
Em 2019, a maior ação de responsabilidade social dos Correios completa 30 anos. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.